Nota de repúdio: SINTESE pede ampliação de vagas e clareza de informações no edital de concurso público de Lagarto

176

O SINTESE vem a público repudiar o Edital 001/2024 da Prefeitura de Lagarto, que trata da realização de concurso público na administração municipal. O certame não traz vagas suficientes para atender à rede municipal de ensino e não é claro quanto às áreas de ocupação por regiões.

Depois de treze anos sem concurso, a Prefeitura de Lagarto lança concurso com apenas duas vagas para pedagogo/a e 23 para educação básica, mas não especifica para quais componentes curriculares (Português, Matemática, Geografia, História …). Queremos ampliação de vagas e clareza de informações.

Este edital tem tantos problemas que outras categorias de trabalhadores e trabalhadoras tem se manifestado contra, por não ter vagas suficientes, por oferecer remuneração abaixo do piso salarial, entre outras irregularidades.

Por isso, o SINTESE defende a formação de comissão paritária, administração pública e representantes de trabalhadores, para a construção de edital de concurso público que seja realizado de forma correta, atendendo às necessidades da população, respeitando trabalhadoras e trabalhadores, com pagamentos dignos, informações claras e lisura.

O SINTESE, como entidade representativa do magistério, não foi chamado a fazer parte de nenhuma comissão de avaliação e acompanhamento do certame. Esperamos que ajustes sejam feitos no edital para que se atenda às necessidade da população de Lagarto, respeitando trabalhadoras e trabalhadores.