Poço Verde: veículos que fazem transporte escolar expõem estudantes a risco de morte

380
KGM 1618 4

KGM 1618 4

Veículos velhos, sem nenhum equipamento de segurança (os que tinham extintores de incêndio, estavam com prazo vencido), poltronas rasgadas (isso quando o ônibus tem todas as poltronas), pneus carecas, essa é a realidade do transporte escolar do município de Poço Verde.

Alarmados com o risco de morte que alunos, e por vezes professores, que utilizam os veículos passam diariamente o SINTESE protocolou denúncia no Ministério Público e no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Vale ressaltar que é de responsabilidade da administração municipal adotar ações que garantam a segurança do transporte escolar, mas uma simples olhada nos ônibus demonstra que a prefeitura não está cumprindo seu papel.

É fácil constatar que os veículos não passaram pela inspeção semestral que verifica os equipamentos obrigatórios e de segurança como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (lei 9.503/1997). O código inclusive prevê que os ônibus utilizados para transporte escolar só trafeguem com autorização emitida pelo Detran.

KHF 1301 2

O SINTESE diuturnamente tem feito denúncias sobre as condições do transporte escolar e também sobre a sua má utilização. Veículos precários põem em risco não aqueles que os utilizam, mas também toda a população. Vide as várias matérias publicadas sobre acidentes envolvendo alunos e também transeuntes que morreram ou tiveram graves sequelas.