Prefeito negocia e professores de Estância iniciarão o ano letivo na próxima segunda

361
Em audiência ocorrida na quinta-feira, 7, prefeito se comprometeu a sanar dívidas com os professores (Foto: Gazeta de Estância)

Após assembleia ocorrida na quinta-feira, 3, os professores da rede municipal de Estância decidiram Em audiência ocorrida na quinta-feira, 7, prefeito se comprometeu a sanar dívidas com os professores (Foto: Gazeta de Estância)terminar a greve, que começou no dia 22 de fevereiro, e iniciar o ano letivo de 2016 na próxima segunda-feira, 7.  

Os educadores deliberaram o fim da greve após o prefeito, Carlos Magno apresentar, em audiência ocorrida também na quinta-feira, propostas para sanar as dívidas da prefeitura com o magistério municipal de Estância. A audiência foi intermediada pelo vereador Cristóvão Freire.

O prefeito Carlos Magno fez as seguintes propostas:

 – Pagar em três vezes a remuneração de férias referente a janeiro de 2016, entre os meses de março e maio;    

– pagar o 13º salário de 2015 dividido em cinco vezes entre os meses de março e julho;

– reajustar o piso salarial dos professores em 11,36% (percentual deliberado pelo MEC para 2016) a partir de julho;

– assegurar o pagamento dos salários dos professores em dia, dentro do mês trabalhado.

“A proposta apresentada pela administração não foi excelente, mas mostra boa vontade de resolver os impasses entre a prefeitura e os professores. Esperamos que todos os compromissos que a prefeitura assumiu com os professores sejam honrados. Os professores garantem a reposição de todas as aulas como sempre fez, por compromisso com a educação e respeito aos estudantes”, destaca a professora da rede municipal de Estância e coordenadora da subsede do SINTESE na região Sul, Ivonia Ferreira .  

A professora Ivonia Ferreira agradeceu o apoio dos pais e estudantes ao longo desta jornada, a intermediação da professora e deputada estadual, Ana Lúcia, e a construção conjunta como o SINDSEME.

“Agradecemos o apoio dos pais e estudantes da rede municipal que durante as caravanas organizadas pelo SINTESE nos receberam em suas casas e comunidades de braços abertos, com gestos de carinho e solidariedade. Queremos também destacar e agradecer o papel desempenhado pela deputada estadual e professora Ana Lúcia, que durante as audiências com a gestão municipal de Estância, sempre buscou o entendimento entre as partes. Queremos também destacar a importância da unidade construída entre SINTESE e SINDSEME no enfretamento e negociação com a prefeitura. A nossa luta foi por direito e justiça e hoje estamos colhendo os frutos”, pontua Ivonia Ferreira.