Em audiência entre o SINTESE e as secretarias de educação, finanças e administração de Canindé de São Francisco ficou acordado que a prefeitura do município irá efetivar o reajuste do piso salarial do magistério ainda no mês de janeiro para os professores da rede municipal em todos os níveis de carreira. O reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério, para 2014, ficou estabelecido em 8,32%. Além do reajuste do piso, será pago aos professores de Canindé de São Francisco, também em janeiro, o 1/3 ferial.
Os secretários asseguraram durante a audiência que a prefeitura de Canindé fará a integralização do piso do magistério em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores. A sessão extraordinária está marcada para a próxima terça-feira, dia 28, e tem por objetivo a aprovação do projeto de lei que garante o pagamento do piso aos professores.
Para a presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo, a partir da boa vontade dos gestores municipais, em realizar debates com os professores e fazer estudos, é possível sim conceder o reajuste do piso ao magistério em 2014, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.738/2008 e a Portaria Ministerial nº 19, de 27 de dezembro de 2013. “O sindicato entende que cada município tem suas especificidades e através de estudos e debates é possível viabilizar o reajuste do piso para 2014”, afirma a presidente.
Audiência
A audiência em Canindé foi fruto do ofício enviado pelo SINTESE logo após a publicação da Portaria Ministerial que efetivou o custo aluno e o anúncio do Ministério da Educação sobre qual seria o índice de reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério. Canindé de São Francisco está entre os dez municípios sergipanos que até o momento se comprometeram com o pagamento do reajuste.