Após luta dos professores das redes municipais, as prefeituras de Tobias Barreto, Indiaroba e Itabaianinha negociaram o reajuste do piso salarial de 2015. Para este ano o Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério foi reajustado em 13,01%. Com o reajuste o valor do piso passa de R$1.697 para R$1.917,78.
Aos professores de Tobias Barreto foi assegurado o recebimento do reajuste ainda no mês de fevereiro. O retroativo, referente a janeiro, será pago em março. Em Itabaianinha o projeto de lei, que garante o reajuste do piso aos professores do município, será votado na Câmara de vereadores agora em fevereiro. No município de Indiaroba o projeto de lei será votado pelos vereadores na próxima terça-feira, dia 24, a expectativa é que o pagamento do piso saia dentro de fevereiro, com retroativo de janeiro.
Vale lembrar que ao pagar o reajuste do piso aos professores as prefeituras e os prefeitos fazem sua obrigação. Pagar o piso não é um ato benevolente, mas sim uma Lei. A Lei Federal 11.738/2008, que garante o pagamento do piso salarial aos professores da rede pública de todo o Brasil, é clara ao estabelecer que os professores devem receber o pagamento do reajuste do piso anualmente sempre no mês de janeiro.
“Fechamos esta semana com importantes vitórias para o magistério municipal de Sergipe. Esperamos que mais prefeituras cumpram o que estabelece a Lei 11.738, negociem e paguem o mais breve possível o piso salarial aos seus professores. Valorização profissional é um dos pontos fundamentais para assegura qualidade na educação”, coloca a diretora das Bases Municipais do SINTESE, Sandra Moraes.