Os educadores da rede municipal de Estância reprovaram em assembleia realizada nesta sexta-feira, 11, a atitude da administração municipal em não fazer o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário no mês de junho.
Desde 2005 que a Prefeitura Municipal de Estância fazia o pagamento da primeira parcela no meio do ano, mas em 2014 nenhum professor recebeu os valores referentes a metade do décimo terceiro.
A ação injustificada causou prejuízos aos professores, pois como já era de praxe o pagamento, os professores planejaram sua vida financeira com a expectativa do recebimento da parcela, alguns que tinham solicitando a antecipação do décimo terceiro através consignações acabaram “perdendo” parte do seu salário do mês de junho. “Não houve nenhuma informação por parte da Secretaria Municipal de Educação sobre o não pagamento. Somente ao verificarmos nossas contas é que percebemos”, conta Ivonia Ferreira, coordenadora geral da sub-sede Sul do SINTESE localizada em Estância.
A titular da pasta da Educação no município afirmou em entrevista a uma rádio local que fará o reembolso dos valores descontados dos professores. Em outra entrevista, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação informou que em 2015 será feito um melhor planejamento e os professores voltarão a receber a primeira parcela do décimo terceiro no mês de junho.
“Esperamos que em 2015 os professores não sejam novamente prejudicados pela falta de planejamento da Secretaria Municipal de Educação”, aponta Ivonia.