Cansados de terem seus direitos negados, os professores da rede municipal de Feira Nova fazem greve de dois dias nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24). Ao longo dos últimos dois anos a prefeitura de Feira Nova acumulou dívidas com o magistério. A falta de diálogo e as frustrações nas negociações com o prefeito Jonathas Oliveira, não deram aos professores outra saída a não ser paralisar suas atividades.
A prefeitura não pagou até hoje aos educadores parte do 13º salário de 2012. Além disso, o prefeito também não pagou os valores referentes ao retroativo do piso salarial dos meses de janeiro a outubro de 2013. No ano de 2013 o piso salarial dos professores da rede municipal de Feira Nova foi reajustado apenas no mês de novembro, o que gerou um retroativo entre os meses de janeiro e outubro.
A Lei Federal 11.738/2008, que garante o piso salarial do magistério, estabelece que o reajuste do piso deve ser pago aos professores anualmente no mês de janeiro.
Mesmo tendo consciência do que determina a Lei que assegura o piso, o prefeito Jonathas Oliveira, continua a insistir no erro. Até o momento o prefeito não enviou para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei para conceder reajuste do piso salarial de 2014 aos professores.
O reajuste do piso salarial do magistério para 2014 foi estabelecido em 8,32%.