Na última sexta-feira, dia 25, penúltimo dia do Fórum de Educação Popular – FREPOP evento realizado na cidade na cidade de Lagarto, a sub-sede Centro-Sul promoveu um almoço de confraternização. O evento contou com a presença de educadores e outros profissionais do Brasil e de diversas partes do mundo como Cuba, Argentina, Senegal, Colômbia, Itália. Entre os brasileiros, Anita Freire, viúva de Paulo Freire. Pela direção executiva do SINTESE estavam a presidenta, Ângela Maria de Melo e a diretora do Departamento de Base Estadual, Ubaldina Fonseca.
Em sua saudação ao evento a presidenta do SINTESE lembrou fatos históricos que aconteceram durante a semana de realização do FREPOP, entre eles o assalto ao Quartel de Moncada (26 de julho) ação que deu início a luta revolucionária em Cuba.
A professora Isa Cristina, pela coordenação da sub-sede Centro Sul, e a presidenta entregaram a Anita Freire, um trabalho feito em bordado confeccionado por uma artesã local.
“Realizamos esse evento como uma oportunidade de trocarmos ideias e, claro, confraternizarmos com aqueles que lutam por uma educação democrática e popular”, apontou a presidenta do SINTESE.
O fórum é articulado por redes de educação popular que atuam no Brasil e na América Latina em Sergipe a XII edição nacional e a IX edição nacional. Centenas de educadores, entre outros profissionais debateram o tema “Educação popular e juventude: O que você tem a dizer?”.