Além dos cursos voltados para as lideranças sindicais, o SINTESE tem realizado também cursos de formação para os professores filiados.
Nos dias 16 e 17 foi realizado em Santo Amaro das Brotas mais uma edição do curso de formação para educadores filiados (a primeira aconteceu no município de Maruim). Durante dois dias as aulas foram suspensas e os educadores concentraram-se em estudar sobre práticas educacionais.
O curso faz parte do projeto do sindicato de levar formação para a base. O objetivo é suplementar a formação dos educadores, pois a obrigação precípua da formação dos professores, seja ela permanente ou continuada, é de responsabilidade do poder público.
Os educadores puderam estudar com mais profundidade o projeto “A Escola Democrática e Popular: A Educação que Queremos” apresentado pela professora Ivonete Cruz, vice-presidenta do SINTESE. Ministrada pelo assessor do SINTESE, Hildebrando Maia, a previdência pública também foi tema da tarde de estudos do primeiro dia.
No segundo dia de curso os professores puderam estudar sobre as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Organização da Educação Básica” e também debater e trocar experiências com a deputada estadual Ana Lúcia sobre “O Papel e o Desafio dos Professores e Professoras na Educação Básica”.
Com estes cursos de formação para lideranças e para a os professores filiados o SINTESE reafirma o compromisso do SINTESE coma melhoria da educação pública.
Os educadores que se interessarem em promover cursos de formação em suas cidades podem agir da seguinte forma: àqueles municípios que fazem parte de sub-sedes, entrar em contato com as coordenações das sub-sedes nos municípios de: Lagarto (Centro-Sul), Estância (Sul), Japaratuba (Vale do Cotinguiba), Neópolis (Baixo-São Francisco II), Nossa Senhora da Glória (Alto-Sertão) e Itabaiana (Agreste) as demais cidades podem entrar em contato com o diretor do Departamento de Formação do SINTESE, Paulo César Lira Fernandes diretamente na sede central no sindicato.