Sergipe realiza Conferência Estadual Popular de Educação

291

Culminando as conferências intermunicipais realizadas em fevereiro, movimentos ligados à educação popular realizam na próxima quinta, dia 31, a partir das 19h no Centro de Vivência da UFS a Conferência Estadual Popular de Educação – CONEPE.

A CONEPE/SE terá como tema “Educação Pública e Popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire.

A conferência estadual é mais uma etapa de construção da Conferência Nacional Popular de Educação que acontece em julho no Rio Grande do Norte.

Para debater o tema, foram convidados o economista Samuel Santana Silva que vai tratar de “Educação Direitos Humanos e Diversidade: justiça social e inclusão”, Andreia Militão, professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e dirigente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação –  ANFOPE que vai dialogar sobre “Valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”, além de Fabio Perboni, professor da Universidade Federal da Grande Dourados que vai tratar da “Gestão Democrática e financiamento da Educação: participação, transparência e controle social”.

O tema da CONAPE 2022 é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e como lema “Educação pública e popular se  constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire” e está dividida nos seguintes eixos:

EIXO I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira; 
EIXO II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação; 
EIXO III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão; 
EIXO IV – Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;  
EIXO V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social; 
EIXO VI – Construção de um projeto de nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE. 

A participação do público em geral é livre, mas só serão escolhidos para serem delegados e representar Sergipe na CONEPE quem participou das conferências intermunicipais realizadas no mês de fevereiro.  O comprovante vacinal será exigido para participação no evento.