Inscrições para curso de formação em Teatro do Oprimido continuam abertas

649
teatroinscreve

Os professores da ativa e aposentados interessados em participar do curso de teatroinscreveformação ‘Teatro do Oprimido – Ferramenta Pedagógica na Escola’, promovido pelo SINTESE, ainda podem fazer suas inscrições na secretaria da sede central do Sindicato, localizado a Rua Campos – 107. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.

As aulas acontecem todas as sextas-feiras, das 15h às 17h:30, na sede central do SINTESE. O próximo encontro do grupo será no dia 16 de maio.  Os educadores que participarem do curso receberão certificado de 40 horas expedido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). A ideia do curso de formação é que os participantes fortaleçam suas práticas pedagógicas através do Teatro Social.

A partir desta construção os professores poderão, por meio do diálogo teatral, tratar e debater temas do cotidiano da comunidade escolar como discriminação racial, gravidez na adolescência, consumo de drogas, violência doméstica, entre outros.

Teatro do Oprimido

Desenvolvido pelo diretor teatral Augusto Boal (indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2008), o Teatro do Oprimido tem como objetivo promover reflexões que conduzam a transformação social a partir de inspirações artísticas. Atualmente o Teatro do Oprimido é praticado em mais de 70 países do mundo. Com o curso oferecido pelo SINTESE os professores participantes poderão se habilitar para montar grupo e peças teatrais.

O curso irá trabalhar jogos de expressão; dinâmicas de grupo; montagem de figurinos e cenários; criação de sonoplastia e músicas; interpretação teatral e montagem de cenas de Teatro Fórum. Quinze por cento da carga horária do curso é destinada ao desenvolvimento do teatro como processo terapêutico.