A importância da XI Conferência de Educação do SINTESE

437
857193 4753151766676 309779107 o

O SINTESE estará realizando no período de 15 a 18 de outubro 857193 4753151766676 309779107 ode 2013, em Aracaju / Sergipe / Brasil, a XI Conferência Estadual de Educação, com o tema: Democracia na Educação: Diálogos e Participação Popular. A Conferência contará com a participação de cerca de 2000 professores(as) de educação básica, que trabalham em escolas urbanas e rurais, nas redes públicas de todos os municípios do Estado de Sergipe.

O SINTESE é o maior sindicato de trabalhadores do Estado de Sergipe, contando atualmente com cerca de 25.768 professores(as) sindicalizados, tendo como base sindical a rede estadual e mais 74 redes municipais de ensino. A liberdade, autonomia sindical e a organização por local de trabalho vão muito além de serem princípios fundantes da ação político-sindical desta entidade, pois a materialização dos mesmos vêm resultando na realização de ações de lutas descentralizadas e simultâneas, na consolidação de uma rede centenas de educadores(as) militantes em todos os municípios de Sergipe. O Sindicato tem sido protagonista na construção de novas formas de lutas. O SINTESE fez a opção pela mobilização permanente e ações de massa, buscando reenscrever as pautas reivindicatórias para além dos limites corporativos da categoria que o mesmo representa. O Projeto de Formação Sindical do SINTESE contempla a base do Magistério Público de Sergipe, os representantes sindicais eleitos nas escolas, os delegados e delegadas sindicais municipais, as coordenações regionais, representantes do sindicato nos Conselhos de controle social e de educação, bem como os membros da direção executiva estadual. A cada dois anos este sindicato realiza o seu congresso sindical com a participação de delegados(as) eleitos(as) nas escolas públicas de Sergipe. Os dirigentes sindicais do SINTESE conciliam o trabalho de organização e luta sindical com o labor diário das salas de aula.

Nos últimos anos o SINTESE avançou em experiências bastantes exitosas com práticas coletivas do controle social na área do financiamente da educação pública e de desobediência civil, como instrumento de resistência frente a histórica cultura autoritária brasileira. 

O SINTESE produziu o filme “Carregadoras de Sonhos” com o objetivo de aprofundar o debate sobre temáticas tais como: a fragilidade na formação dos(as) professores(as), a falta de autonomia docente; as precárias condições de trabalho nas escolas; a ausência de projeto pedagógico nas unidades escolares; as dificuldades de transporte das professores que trabalham em áreas rurais e; o cotidianos perversos dos profissionais do magistério que possuem dois vínculos públicos de trabalho.

O SINTESE historicamente tem buscado fazer a disputa contra hegemônica da comunicação. O resultado dessa opção política foi a criação de jornal informativo, que é entregue diretamente na residência dos professores e professoras sindicalizadas; intervenção e disputa diárias nas novas mídias e redes sociais; a publicação mensal da Revista Paulo Freire e; uma rede de programas de rádios, conhecida como a “Hora da Verdade”, através de diversas emissoras, atingindo assim todo o território sergipano. Os Comunicadores Populares do SINTESE são professores e professoras dirigentes e miltantes do sindicato.

O crescimento das sindicalizaçõe do SINTESE, nos últimos 20 anos, deu-se simultaneamente com as ações políticas em defesa do direito à educação e da qualidade social da educação pública. Assim sendo, o sindicato passou a se constituir num espaço educativo. Todo esse esforço visa a promoção de ações voltadas para a formação permanente dos Profissionais do Magistério Público de Sergipe, de reflexões sobre as práticas pedagógicas que estão sendo forjadas nas escolas públicas sergipanas e, de fomento da resistência dos educadores e educadoras que laboram com vistas a construção de uma educação emancipatória.