Entre os dias 05 e 08 de novembro acontece, no Iate Clube de Aracaju, a XII Conferência Estadual
de Educação, organizada pelo SINTESE. A Conferência será um espaço de amplo debate onde professores filados aos SINTESE e estudantes de licenciatura terão a oportunidade de debater, trocar experiências e refletir sobre a atual conjuntura educacional do Brasil. Este ano a Conferência traz o tema ‘Currículo, Ensino e Avaliação na construção da escola democrática e popular’.
Abaixo seguem importantes orientações estabelecidas pela direção do SINTESE, as quais os participantes devem estar atentos, para que seja garantido melhor aproveitamento e andamento dos espaços durante os dias da Conferência.
Orientações
Credenciamento – Os participantes da XII Conferência Estadual de Educação devem fazer seu credenciamento nos dias 03 e 04 de novembro, das 8h às 18h, na sede central do SINTESE, localizada a Rua Campos, nº 107 – bairro São José – Aracaju/SE. O credenciamento poderá ser realizado também no dia 05 de novembro, das 8h às 19, no Iate Clube.
Creche Recriar– No momento da inscrição os filiados ao SINTESE poderão cadastrar crianças de 0 a 6 anos de idade para a Creche Recriar, um espaço lúdico, coordenado e auxiliado por uma equipe de pedagogos e cuidadores, onde pais e mães participantes da XII Conferência poderão deixar seus filhos durante as atividades do evento. A Creche Recriar funcionará, com toda a estrutura necessária, no Centro Cultural Professor José dos Santos, localizado na Av. Hermes Fontes, nº 176, Aracaju.
O material de higiene pessoal das crianças, vestuário (inclusive fraldas e toalha), medicamentos e alimentação deverão ser fornecidos pela família.
Alojamento e alimentação– O SINTESE NÃO assume as despesas com hospedagem, transporte e alimentação dos participantes. Os participantes que solicitarem alojamento deverão trazer roupa de cama e banho, bem como custear as suas despesas com a alimentação. Para baratear os custos, haverá folderes espalhados pelos espaços da Conferência com os nomes de restaurantes e lanchonetes que oferecerão descontos aos participantes.
O alojamento também será no Centro Cultural Professor José dos Santos, localizado na Av. Hermes Fontes, nº 176, em Aracaju
Acesso ao plenário – Será obrigatório o uso do crachá para o acesso ao plenário, onde acontecerão as palestras. Em caso de perda do mesmo, o(a) professor(a) /estudante ficará impossibilitado(a) de participar da XII Conferência.
Mesas redondas: As mesas redondas serão espaços para reflexão e debate da temática central da XII Conferência Estadual de Educação: ‘Currículo, Ensino e Avaliação na construção da escola democrática e popular’. Ao todo serão quatro mesas redondas ministradas por professores de diversas universidades, especialistas nos temas. A primeira atividade da Conferência será a mesa redonda ‘Analise de Conjuntura Educacional’, às 19h, no Iate Clube de Aracaju. Na tarde dos dias 06 e 07 de novembro estão programas outras duas mesas redondas, das 14h às 18h. Já no dia 08 de novembro, a Conferência será finalizada com a mesa ‘Currículo em Ação’, das 8h às 12h. TODAS as mesas redondas acontecerão no Iate Clube de Aracaju.
Oficinas temáticas – As oficinas acontecerão nos dias 06 e 07 de novembro, da 8h às 12h, na Universidade Tiradentes (UNIT), campus Centro, localizado a Rua Simão Dias, nº 236 – bairro Centro – Aracaju. Ao todo serão oferecidas 23 oficinas temáticas que funcionarão em uma lógica aberta de participação.
Controle de Frequência – O controle de frequência no plenário será feito por meio de carimbo nos crachás. Após o início da atividade o participante terá 30 minutos para carimbar seu crachá no stand de credenciamento. Ao final do espaço o crachá deve ser novamente carimbado. Nos espaços destinados as OFICINAS o controle de frequência será feito através de LISTA DE PRESENÇA.
Atividades Culturais e Pedagógicas – Durantes os dias da Conferência os participantes contarão com o ‘Centro Cultural Paulo Freire’, montado no Iate Clube. O espaço concentrará exposições sobre lutas históricas dos trabalhadores, além de projetos e iniciativas que tenham como princípio a defesa do acesso à cultura e a diversidade. Uma grande estrutura composta por stands, telões e sistema de som irão conectar os visitantes do ‘Centro Cultural Paulo Freire’ com os debates que acontecem no plenário.
Liberação dos professores para participarem da XII Conferência– A Direção do SINTESE solicitou a Secretária de Estado da Educação, Diretores(as) de DRE’s, Prefeitos(as), Secretários(as) Municipais de Educação e Diretores(as) de Escola, a liberação de todos os professores e professoras para que possam participar integralmente da XII Conferência Estadual de Educação.
Certificação – Os certificados de participação serão emitidos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). O certificado será de 28 (vinte e oito) horas para quem participar integralmente da XII Conferência Estadual de Educação.










