No período de 16 a 18 de novembro de 2016 o SINTESE realiza, no Iate Clube em Aracaju, a XIII Conferência Estadual de Educação, com o tema “Profissão Professor/a: desafios enfrentados pelo Magistério Público em um Estado de Exceção”. As inscrições são gratuiras para filiados/as e já podem ser feitas no link abaixo. A partir da proxima semana estudantes de licenciatura regularmente matriculados também poderão se inscrever.
A XIII Conferência Estadual de Educação é um espaço democrático e coletivo em que professoras (es) filiadas (os) e estudantes de licenciaturas poderão trocar experiências para além de debater e refletir a cerca dos rumos da educação no Estado de Sergipe e no Brasil.
A XIII Conferência Estadual de Educação do SINTESE conta em sua programação com mesas de debates que versarão sobre temáticas atuais e que são desafiadoras no fazer profissional da nossa categoria em seus mais diversos aspectos, como por exemplo no âmbito da política educacional, em disputa e discussão, no que diz respeito a BNCC, a escola do pensamento único e as medidas adotadas nas reformulações de níveis e modalidades de ensino e repasse de recursos, para além das consequências trágicas à Educação fruto dessas políticas arbitrarias e intransigentes, sem discussão com a população bem característica de um Estado de Exceção.
Outras discussões que estão na pauta da nossa XIII Conferência Estadual de Educação dizem respeito a Previdência Social, a Saúde do Professor e a questão de Gênero e Etnia. Temas estes desafiadores e que nos remetem a profunda reflexão no nosso fazer diário na Profissão de Professor/ e na amplitude e complexidade do nosso papel na sua função precípua de educadora e formadora do ser humano.
Assim, devemos ressaltar que o espaço da XIII Conferência tem caráter objetivo de discussão, reflexão e troca de experiências, a partir de ampla discussão atual e fundamental para a categoria do magistério, sendo fundamentado na concepção de educação proposta no “Projeto Escola Democrática e Popular: a educação que queremos” construído, aprovado e defendido pelo magistério público sergipano.