XV Congresso do SINTESE homenageia Prof. Valmir e Vito Gianotti

854
Prof. José Valmir de Sousa

Prof. José Valmir de Sousa

Na abertura da décima quinta edição do congresso dos trabalhadores em educação, o SINTESE homenageou dois companheiros de luta e militantes sociais que faleceram neste ano.

O primeiro foi o professor José Valmir de Sousa, que nos deixou no mês de março. Valmir tinha mais de vinte anos de militância no movimento dos professores, tendo inclusive grande contribuição na construção e no enraizamento do SINTESE nos municípios do sertão sergipano. Exerceu mandatos na coordenação da sub-sede Alto Sertão, onde por duas vezes foi seu coordenador geral. A história de militância de Valmir foi marcada pela correção, seriedade e por um enorme desprendimento para a luta.

Quando a notícia do falecimento de Vito Gianotti foi divulgada a classe trabalhadora sofreu um golpe. Partia um dos grandes operários da comunicação popular brasileira. Metalúrgico, historiador, escritor, jornalista, professor, militante da democracia e do socialismo. Qualquer que seja a atribuição que se busque na biografia de Vito Giannotti, se encontrará um homem intenso.

Vito Gianotti

Suas palestras eram movidas a sonho e convicção. Com a mesma fluidez de suas prosas. Era crítico ácido de sindicatos e movimentos que desprezam a necessidade de produzir comunicação de qualidade com a sociedade – com linguagem respeitosa e clara, com elegância, com profissionalismo. E mesmo quando chutava o balde ao desferir crítica a um jornal malfeito, o fazia com o objetivo nítido de construir, de impelir as esquerdas e movimentos, qualquer que fosse a corrente, a deixar de falar para o umbigo e disputar a opinião pública.

Vito contribuiu fortemente, através do Núcleo Piratininga de Comunicação,  para a formação política e sindical dos dirigentes do SINTESE.

Eles não estão mais fisicamente presentes entre nós, mas as histórias de vida e de luta destes companheiros estarão sempre vivas nas mentes e corações dos professores e professoras que participam do XV Congresso do SINTESE.

Com informações da Rede Brasil Atual