Começa dia 30 de setembro e vai até 03 de outubro no Iate Clube de Aracaju o XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. O tema a ser debatido este ano é “Avaliação da Educação para além do PNE: Há saídas para qualidade do ensino fora dos índices”.
Os professores vão poder debater a partir das seguintes mesas temáticas: “Análise de Conjuntura Internacional, Nacional e Educacional”, “Avaliação da Educação para além do PNE: Há saídas para qualidade do ensino fora dos índices”, “PNE, PEE e PME x Financiamento da Educação e a regulamentação do CAQi”.
O congresso é a instância máxima de debates e deliberações dos professores, por isso os delegados serão divididos em grupos (a partir dos pontos apontados na tese inscrita para o congresso) que vão discutir e apresentar emendas. Esse momento de construção da luta sindical nos próximos dois anos será realizado no prédio da Universidade Tiradentes localizado no centro comercial de Aracaju e serão votadas na manhã do último dia de congresso.
“É neste momento que os professores eleitos delegados avaliam a situação política, econômica e social nacional, internacional, mas também são avaliadas as lutas já travadas pelo sindicato e de organizarmos as ações para o próximo biênio”, explica a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.
Apresentações culturais e exposições educacionais
Os congressos e conferências realizados pelo SINTESE também são momentos dedicados divulgação da produção cultural das escolas públicas, por isso antes de cada mesa de debates acontecerão apresentações culturais.
Outro momento de destaque serão as exposições educacionais sobre as vidas e obras de Manoel Bomfim e Abdias Nascimento, os dois trabalhos foram realizados pelo Mandato Democrático e Popular da Deputada Estadual Ana Lúcia e disponibilizados para exibição durante todos os dias do XV Congresso. O mandato também oportuniza os educadores a agendarem exposições nas escolas. “Manoel Bomfim e Abdias Nascimento foram pessoas importantíssimas para o Brasil e não são reconhecidos como deveriam, por isso quando o mandato de Ana Lúcia realizou essas duas exposições não poderíamos nos furtar de trazê-las aos professores”, aponta Bernadete Pinheiro, diretora do Departamento Desportivo Sócio-Cultural do SINTESE.
Creche Recriar
Com quase oito anos de vida a Creche Recriar foi idealizada pela presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo, e surgiu da necessidade de mães e pais terem a possibilidade de participar dos eventos do SINTESE tendo a segurança de que seus filhos estariam bem cuidados. “Quando ainda era coordenadora de Formação do SINTESE, antes de ser presidente, percebemos que muitas professoras e professores gostariam de participar de espaços do sindicato, mas não tinha com quem deixar seus filhos. Então veio a ideia de criar uma creche para estes momentos. A creche não é um espaço que serve somente para deixar as crianças, mas é um espaço educativo pensado desde a estrutura físico para receber as crianças até a metodologia pedagógica utilizada. Nosso próximo desafio é levar a Creche Recriar também para os espaços de formação do SINTESE”, afirma a presidenta.
Programação Completa do XV Congresso
30/09 (quarta-feira)
18h – Apresentação da Roda de Diversidade Cultural com grupos representantes de todas as Regiões de Sergipe
19h- Cortejo Cultural e Solenidade de abertura do XV Congresso Estadual do SINTESE
20h- Conferência: Analise de Conjuntura Internacional, Nacional e Educacional
- Prof. Dr. Salomão Ximenes (UFABC – Universidade Federal do ABC)
- Jandyra Uehara, Dirigente Nacional da CUT
01/10 (quinta-feira)
8h- Apresentação da Dança de Pau de Fita com o Coletivo Cultural do SINTESE de Professoras da região Agreste
08h20 – Leitura e votação do Regimento Interno do XV Congresso Estadual do SINTESE
09h- Conferência: Avaliação educacional para além do PNE: Há saídas para a qualidade do ensino fora dos índices
- Prof. Dr. Luís Carlos de Freitas (Unicamp – Universidade Estadual de Campinas)
- Prof. Dr. José Maria Aleluia (UFS – Universidade Federal de Sergipe)
10h30- Plenária: Debate dos delegados e observadores
14h-18h- Leitura e discussão da Tese inscrita para o XV Congresso Estadual do SINTESE
Local: UNIT Centro
02/10 (sexta-feira)
08h- Discussão e votação das emendas à tese inscrita para o XV Congresso Estadual do SINTESE
Local: UNIT Centro
14h- Apresentação do Resgate das Festas Junina. Estudantes da Escola Municipal Marcos Machado, Povoado Brejo do Meio, em Lagarto/SE
Local: Iate Clube
14h30- Conferência PNE, PEE e PME X Financiamento da Educação e regulação do CAQI
- Prof. José Marcelino Rezende (USP)
16h- Plenária: Debate dos delegados e observadores
20h: Confraternização das delegações do XV Congresso Estadual do SINTESE
- Poesia de Luta e Lançamento do livro: ‘Incansável Caminhada’
- Show com a Banda Master
03/10 (sábado)
08h- Apresentação do Grupo do Teatro do Oprimido do SINTESE
08h20- Deliberações e votação das emendas à tese inscrita no XV Congresso Estadual do SINTESE
12h- Encerramento do XV Congresso Estadual do SINTESE