Diante dos problemas que o campo Brasileiro
vem enfrentando pelo uso intensivo de agrotóxicos, entidades da sociedade civil brasileira, movimentos sociais, ambientalistas e estudantes lançaram a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. O CAMED também constrói e participa dessa campanha!
Essa articulação pretende abrir um debate com a população sobre a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos, ademais disso sobre a contaminação dos solos e das águas bem como denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e dos consumidores nas cidades, propondo soluções e alternativas ao desses venenos.
Compreendendo a importância de novos aliados diante dessa campanha que é permanente, avaliamos como essencial um constante diálogo com os diversos setores de nossa sociedade para fortalecermos ainda mais nossa articulação de maneira ampla e organizada. Nesse sentido, a presença de estudantes da área da saúde, especialmente os de Medicina, para participar do documentário do lançamento do filme “O Veneno está na Mesa” do cineasta Silvio Tendler, é indispensável.
Poucas são as discussões feitas durante o nosso curso sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde da população. Apesar disso, inúmeros são os estudos no Brasil e no mundo que correlacionam o seu uso com o aparecimento de diversas doenças em trabalhadores do campo e a população consumidora como um todo. Temos, inclusive, uma pesquisa de um professor da UFS envolvendo pacientes com Doença de Parkinson em Itabaiana, em que há uma possível relação entre o grande uso de agrotóxicos na agricultura da cidade e a doença.
O lançamento do documentário será realizado no dia 01 de dezembro no auditório do Instituto Federal de Sergipe – IFS (antigo CEFET), às 19h, localizado na Av. Engº Gentil Tavares da Mota, 1166, no Bairro Getúlio Vargas – Aracaju / Sergipe, com a presença de diversos atores da sociedade civil.
VEJA O TRAILER