Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Sergipe

375

Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), que será realizado entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, na cidade de Aracaju (SE), tem inscrições abertas até o dia 8 de maio.

A fim de formar o olhar do público para o cinema brasileiro e promover a economia criativa da cidade, o festival chega à sua 15ª edição com novidades, como as categorias “Trailer” e “Websérie”.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio da plataforma Movibeta, por onde também devem ser feitos os envios das obras submetidas à seleção do festival. Serão aceitos filmes finalizados entre 2013 e 2015, de realizadores ibero-americanos ou radicados no Brasil há pelo menos dois anos. Para detalhes sobre a inscrição, consulte o regulamento.

A seção oficial, de caráter competitivo, é composta das mostras Cinema Digital Iberoamericano, dividida nas categorias Curta Iberoamericano, Curta Sergipano, Vídeo de Bolso (para filmes de até 4 minutos de duração, produzidos em celular ou câmera digital), Videoclipe e Trailer; Websérie, que exibirá até cinco obras com duração de até 10 minutos; e Longa-metragem, que também exibirá trailers.

Nas seções paralelas, serão exibidos 35 filmes fora de competição, divididos entre as mostras Festivalzinho (dedicada ao público infantil), Mix SE (filmes sergipanos), Avanca (dedicada a filmes portugueses), Fest’Afilm (em parceria com o Festival de Cinema Lusófono e Francófono), Acessibilidade e Longas.

O prêmio oficial do Curta-SE, o troféu Ver ou não Ver, será concedido aos melhores filmes das categorias competitivas, escolhidos pelos júris oficiais de curtas e longas-metragens, e pelo júri popular. As produções também poderão ser contempladas com menções honrosas.

Além das exibições de filmes, o Curta-SE promove diversas ações de integração com a comunidade, como cineclubes, oficinas e atividades de incentivo à cultura regional.

Fonte:
Agência Nacional do Cinema