Após conquistar a adesão de diversas entidades e o apoio expressivo da população – que tem assinado o formulário e manifestado contrariedade ao aumento da tarifa de ônibus em Aracaju – a Campanha Campanha do Veto Popular intensificará as suas ações de rua nos próximos dias, com o objetivo de ampliar a mobilização em torno da proposta.
A principal atividade desta semana acontecerá na quinta-feira, dia 14, quando estudantes e trabalhadores sairão em caminhada pelas ruas e avenidas do Centro da cidade, expressando o repúdio ao valor da tarifa e à qualidade do transporte público, denunciando os vereadores que votaram favoráveis ao aumento e explicando ao conjunto da sociedade os objetivos da Campanha Veto Popular. A manifestação tem concentração marcada para 15h, na Praça Fausto Cardoso.
Antes da quinta-feira, porém, a mobilização permanece. Nesta terça, 12, integrantes da Campanha irão até o bairro Japãozinho (concentração no posto Petrox) para dialogar com os moradores do bairro e coletar assinaturas. Na quarta-feira, dia 13, será a vez do Santa Maria receber pontos de coleta de assinaturas (com concentração no G Barbosa). Nos dois bairros, a coleta iniciará às 16h.
Na quinta-feira, no turno da manhã, serão instalados pontos de coleta de assinaturas nos terminais de ônibus da cidade (DIA, Mercados, Centro, Maracaju, Rodoviária Nova e Atalaia). À tarde, conforme informado acima, será o momento da caminhada pelas ruas e avenidas do Centro.
Continuando a agenda de mobilizações, na sexta-feira, 15, será realizado o Bloco do Veto Popular, manifestação que reunirá arte, cultura e manifestação social contra o aumento da tarifa. A concentração do bloco será no G Barbosa do bairro Bugio, a partir das 16h.
E no final de semana as atividades prosseguem. No sábado, a partir das 6:30h, a coleta de assinaturas acontecerá nas entradas da Feira do Santo Antônio e, às 9h, no Calçadão da João Pessoa (concentração na Caixa Econômica). No domingo, aproveitando o movimento de pessoas para a Orla da cidade, a coleta será feita no Terminal de ônibus da Atalaia, a partir das 9h.
Para representantes das entidades organizadoras da Campanha, o apoio manifestado pela população tem sido o principal motivador para a ampliação das mobilizações.
“O povo está sendo bem receptivo, além de assinar as pessoas estão levando formulários para casa, para o trabalho e se comprometendo a devolver nos pontos de coleta. Muita gente também tem parado na hora e ajudado espontaneamente na coleta. Isso nos anima porque demonstra que a população compreendeu a proposta e a entendeu como algo positivo para a nossa cidade”, afirma Rawy Sena, um dos organizadores.
De acordo com Lucas Bomfim, também da organização da Campanha, a ideia do Veto Popular se consolidou como algo de toda a população de Aracaju. “A campanha assumiu proporções animadoras, demonstrando a vontade de toda a cidade de barrar este aumento, deixando visível quais interesses e medidas o povo quer que sejam aprovados. O envolvimento popular tem sido tanto que, diferente do que tentam dizer representantes da Prefeitura, esta não é uma campanha exclusiva de ninguém, mas de toda a população aracajuana”, frisa Lucas.
A Campanha pelo Veto Popular orienta que os cidadãos e cidadãs interessados/as em assinar o formulário portem o seu título de eleitor e informa que há pontos fixos de coleta de assinaturas espalhados pela cidade, como na Universidade Federal de Sergipe e nas sedes do SINTESE, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Comerciários, CUT, CTB, PT e COREN.