Na próxima terça-feira, dia 26, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe o SINTESE realiza debate sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A XII Conferência Estadual os encontros regionais de educação também serão tratados.
Após as manifestações de junho e julho de 2013 mostraram que o povo brasileiro busca mais educação, saúde, segurança, moradia, transporte público e também por mais democracia. Mas como podemos ver tais reivindicações não foram atendidas e isso se deve ao nosso sistema político. A forma como ele se dá hoje não garante que aqueles que representam a diversidade do povo brasileiro tenha acesso a um lugar no parlamento federal.
Vejam só como é composto o Congresso Nacional
Além disso, ao olharmos para a composição do nosso Congresso Nacional vemos que é um Congresso de deputados e senadores que fazem parte da minoria da População Brasileira. Olhemos mais de perto a sua composição:
- mais de 70% de fazendeiros e empresários (da educação, da saúde, industriais, etc) sendo que maioria da população é composta de trabalhadores e camponeses.
- 9% de Mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira.
- 8,5% de Negros, sendo que 51% dos brasileiros se auto-declaram negros.
- Menos de 3% de Jovens, sendo que os Jovens (de 16 a 35 anos) representam 40% do eleitorado do Brasil.
A cada eleição vemos as campanhas eleitorais ficarem mais dispendiosas, impedindo os trabalhadores de tentar uma vaga no Congresso Nacional e beneficiando somente àqueles que têm (ou podem conseguir) dinheiro para financiar campanhas.
É importante que os professores participem do processo de convencimento e mobilização para que o povo brasileiro vá às urnas e diga sim a formação de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político. A coleta dos votos será realizada na semana da Pátria (01 a 07 de setembro).