Belivaldo recebe SINTESE para não dizer nada

547

Na última quinta feira dia 01 de agosto, representantes do SINTESE foram recebidos pelo Governador Belivaldo Chagas. WhatsApp Image 2019 08 07 at 08.56.10Na audiência o governador não apresentou qualquer proposta para pagar o reajuste do Piso do Magistério de 4,17% e a retomada da carreira.

O governador em sua fala justificou a ausência de proposta por conta de crise nas receitas do Estado e espera de repasses federais.

Diante da afirmação do governador, de ausência de recursos para reajustar piso dos professores, o Sintese fez levantamento de dados financeiros do Estado com base nos documentos oficiais publicados no site da Secretaria da Fazenda – SEFAZ.

Importante resgatar que estudos realizados pela Secretaria de Planejamento do Estado apontam que o impacto para reajuste do piso dos professores em atividade e aposentados é de apenas 5 milhões de reais mensais. É esse valor que o governo precisa para garantir o reajuste piso.

O que nos faz reafirmar que a vontade política do governador é a gota que falta nesse oceano de justificativas para garantir o pagamento do reajuste do Piso do Magistério. A partir dos dados financeiros constatamos que comparado o primeiro quadrimestre de 2018 ao de 2019 a Receita Corrente Líquida do Estado cresceu cerca de 7,51%, isso em números é aproximadamente R$ 525.134.815,36, através de ICMS, IPVA e FPE comprovados nos relatórios fiscais da SEFAZ.

No entanto, também, observamos que a despesa com pessoal entre esses mesmos quadrimestres de 2018 e 2019 cresceu aproximadamente 10,52%. Isso nos leva há questionamentos que o governador Belivaldo precisa responder:
1. Como a despesa com pessoal cresceu cerca de R$ 345.583,577,79 sem ter sido concedido reajuste ou aumento de benefícios aos servidores públicos estaduais?
2. Se há um crescimento na RCL de mais de 500 milhões de reais por que o governador diz não ter dinheiro para reajuste salarial?
3. Se os servidores estão sem reajuste como a folha de pagamento cresceu 10, 52%?
Diante desses questionamentos o governo do Estado precisa abrir as folhas de pagamento para comprovar o crescimento dessa despesa com pessoal e explicar onde esta o dinheiro que aparece no crescimento da Receita Corrente Líquida.
Belivaldo na audiência não apresentou proposta, não disse a que veio. Mas em seus discursos afirma que chegou pra resolver e que educação é prioridade. Esta na hora de resolver.