Dirigentes do SINTESE e professores de Simão Dias fazem ato e panfletagem durante ação da Seed, através da DRE 2

537

Em mais uma mobilização para que o Governador, Fábio Mitidieri, cumpra com sua palavra, retome já a negociação com as professoras e professores da Rede Estadual e apresente proposta concreta ao triênio, aos direitos retirados e a retomada da carreira, a Subsede Centro-Sul do SINTESE realizou um ato, no Centro de Excelência Professor Udilson Soares, em Simão Dias, nesta quinta-feira, 27, onde a Secretaria de Estado da Educação, através da Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), promoveu evento.

Após um ano de audiência e de espera pela proposta prometida, agora, em novembro, o governador, Fábio Mitidieri, decidiu fechar as negociações, afirmando aos dirigentes do SINTESE, que não vai resolver nada em 2025, por não ter recursos.

Mas a verdade é que o cenário financeiro de Sergipe é extremamente favorável, já que a receita cresceu em 2 bilhões, em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a despesa com folha de pessoal teve queda e mesmo assim o governador determinou zero de aumento para professoras e professores, reforçando a tese do SINTESE de que o que falta é vontade política.

Durante a ação em Simão Dias, a direção da subsede do SINTESE na região Centro Sul, acompanhada de professoras e professores da Rede Estadual, fez panfletagem na porta da unidade escolar e buscou dialogar com estudantes, mães, pais e funcionários sobre a luta do magistério.

Professoras e professores reforçaram a necessidade de valorização real na carreira, com progressões e direitos garantidos, e não com gratificações, prêmios ou abonos, que não atendem às demandas estruturais do magistério e sequer contam para a aposentadoria, servindo apenas como forma de ampliar práticas assediosas nas escolas e competição entre a categoria.

O diretor-geral da Subsede Centro-Sul, Jivaldo Goes, explicou que o objetivo do ato foi dialogar com a comunidade sobre a verdade por trás das ações do governo e reafirmar o papel do sindicato.

“Estamos aqui para mostrar à comunidade que a realidade da educação sergipana é bem diferente da apresentada pelo governo. O SINTESE participa das discussões, luta pela valorização e defende uma educação pública de qualidade. Nosso compromisso é com uma carreira digna e com condições reais de trabalho”, pontua.

Os dirigentes do SINTESE fizeram questão também, durante o diálogo direto com a comunidade escolar, de parabenizar as professoras, professores e estudantes por todo o trabalho, dedicação e compromisso com a escola, com a educação, com o ensinar e com o aprender.