SINTESE solicita liberação de professores para participarem do Fórum de Práticas Pedagógicas

608

Entre os dias 15 e 16 de maio o SINTESE realiza o II Fórum de Práticas Pedagógicas, um evento que visa fomentar a discussão, a reflexão e a troca de experiências entre os professores a partir da socialização de diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas de Sergipe.

Para que os professores da rede pública do estado possam participar amplamente do espaço o SINTESE enviou ofício circular a todos os prefeitos de Sergipe, a todas as secretarias municipais de educação, a Secretaria de Estado de Educação (SEED) e Diretorias Regionais de Educação (DREs), em que solicita a liberação dos professores inscritos no Fórum nos dois dias de evento. No ofício o SINTESE solicita também que as administrações municipais e estadual assegurem transporte e alimentação para os professores que participarão da atividade.

As aulas dos dias 15 e 16 de maio não serão prejudicadas por conta do Fórum, já que os professores da rede pública farão reposição das mesmas posteriormente com o intuito de cumprir de forma integral a carga horária. Além de um espaço troca de experiências, o II Fórum de Práticas Pedagógicas promove a formação continuada dos profissionais da educação, um direito que é assegurado aos professores conforme descrito nos incisos II e V, do Artigo 67 da Lei Federal nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB).

A presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo, destaca a importância da participação dos educadores no evento. “O Fórum é um espaço que abre a possibilidade dos professores compartilharem conhecimentos e experiências. Ao dividir sua prática pedagógica, com outros educadores, o professor pode contribuir para que aquela prática, que ele desenvolve em uma escola no Sul do estado seja levada, por exemplo, a uma escola do Alto Sertão ou que a partir da ideia daquela prática nasçam outras. Neste processo não há dúvida que todos, escola, professores, alunos e demais atores que compõem a comunidade escola, só têm a ganhar”, aponta Ângela.

Inscrições e programação

As inscrições para o II Fórum de Práticas Pedagógicas podem ser feitas através do site do SINTESE (www.sintese.org.br). As inscrições seguem até esta segunda-feira, dia 12/05. 

Confira a programação do Fórum:

15/05 – quinta-feira
8h – Solenidade de Abertura
9h às 12h – Tema: A importância das Práticas Pedagógicas no Processo de Construção da Escola Democrática e Popular
Palestrantes: Professor Dr. André Martins – UFJF / Professora Dra. Lianna Torres – UFS
14h às 18h – Rodas de Conversas – Apresentação das Práticas Pedagógicas inscritas

16/05 – sexta-feira
8h às 12 – Encontrão das Rodas de Conversa
Coordenação: Professora Ivonete Cruz e Professora Leila Moraes
14h às 18h – As práticas pedagógicas transgressoras no cotidiano da escola
Palestrantes: Professor Dr. José Mário Aleluia – UFS / Professora Dra. Rubia Cristina Cruz – UNISAL / GEPEC – UNICAMP e rede municipal de ensino de Campinas-SP