Na próxima segunda-feira, 11, os professores e toda a sociedade sergipana terão mais uma oportunidade para discutir e debater sobre o Plano Nacional de Educação – PNE.
O tema será “Debater o Projeto de Lei nº 8035, de 2010, que aprova o Plano Nacional de Educação – decênio 2011/2020 – a partir da visão mais particular do sistema Educacional do Estado de Sergipe”. A iniciativa é da Comissão Especial do PNE da Câmara dos Deputados que está realizando audiências em todo país para ampliar a discussão sobre o plano que terá incidência dos anos de 2011 a 2020.
Em Sergipe a audiência será realizada na Assembleia Legislativa a partir das 8h e terá como convidados para o debate: o deputado federal, Ângelo Vanhoni que é relator da Comissão Especial do PNE; as deputadas estaduais Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa e Ana Lucia, presidenta da Comissão de Educação na ALESE. O senador Eduardo Amorim, representando o Senado Federal.
Participam do debate também o secretário de estado da Educação e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, Belivaldo Chagas; Maria Luiza Martins Aléssio, da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação; o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Subrinho, Antônio Bittencourt Júnior, diretor executivo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.
Para o sindicato a realização desta audiência pública é um passo importante para que não só os professores possam debater o plano, mas também toda a sociedade sergipana. “O PNE dará os caminhos para a educação pública nos próximos dez anos, então se faz necessário que todos possam conhecê-lo”, aponta a presidenta do SINTESE.
O SINTESE, em iniciativa inédita em Sergipe, realizou no final do mês de março um seminário para discutir o Plano Nacional de Educação. Durante dois dias por volta de duas mil pessoas debateram o plano e também apresentaram emendas.