SINTESE e CUT trazem Emir Sader para Sergipe

371

Dia 18 de agosto o SINTESE e Central Única dos Trabalhadores – SE trazem para Aracaju o cientista político Emir Sader. Além de ministrar palestra sobre a América Latina, Sader fará o lançamento do livro “A nova toupeira: os caminhos da esquerda latino-americana”, pela editora Boitempo.

De acordo com release distribuído pela editora, Sader em seu livro parte do princípio que a América Latina no século XXI está diante de um novo dilema e que o desafio é superar as políticas falidas do neoliberalismo.

Como aponta o autor, na virada para do terceiro milênio a América Latina surpreende o mundo ao contestar o modelo que até então reinava absoluto. Assim, foram eleitos os presidentes Hugo Chávez na Venezuela (1998), Lula no Brasil e Néstor Kirchner na Argentina (2003), Tabaré Vázquez no Uruguai (2004), Evo Morales na Bolívia (2006), Daniel Ortega na Nicarágua e Rafael Correa no Equador (2007) e Fernando Lugo no Paraguai (2008). Paralelamente, “a proposta norte-americana de um tratado de livre-comércio para as Américas, aprovada quase unanimemente em 2000, foi rejeitada e enterrada em 2005”.

Diante deste quadro, A nova toupeira procura entender em que medida o neoliberalismo permanece hegemônico, analisando a natureza dos atuais governos latino-americanos e propondo um debate fundamental para a compreensão das questões políticas de nosso tempo.

O volume conta com caderno de imagens de líderes e revolucionários latino-americanos. Orelha de Michael Löwy e quarta capa de Eduardo Galeano.