Coordenadores de sub-sedes e delegados sindicais de várias partes do estado estiveram presentes a encontro de mobilização para a Prova Final 2011 realizado neste sábado (29) na sede do SINTESE.
Além das questões que envolvem a avaliação das gestões nas redes municipal e estadual na Educação, os professores também discutiram sobre encaminhamentos de luta para a inserção do reajuste do piso nos orçamentos para 2012, a questão do pagamento do 13º salário e também sobre a arrecadação do Fundeb para o próximo ano.
Prova Final
De 03 a 30 de novembro 162 urnas percorrerão os 75 municípios, os prédios das secretarias municipais e estadual e também nas sub-sedes (Lagarto, Neópolis, Itabaiana, Estância, Nossa Senhora da Glória). Uma urna fixa estará no Centro de Formação, na avenida Augusto Maynard.Vale ressaltar que as notas só serão computadas se for alcançado o quórum mínimo de 50% das escolas de cada município.
A Prova Final tem como objetivo avaliar o nível da educação das redes: estadual e municipais através de um questionário que aborda as variáveis presentes no processo de ensino e aprendizado.
Temas como: Valorização profissional; Gestão Democrática; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de Trabalho; Política Educacional e Qualidade Social do ensino são debatidos e avaliados pelo magistério sergipano.
As notas dos prefeitos e do governador serão divulgadas no dia 29 de dezembro em ato público realizado no centro comercial de Aracaju.
“O ato é um momento de fazer um balanço das atividades do SINTESE durante o ano, relembrando alguns fatos políticos que marcaram o período através da interação com o público presente”, disse a presidenta do SINTESE, Ângela Melo.
Como começou
Desde 2004 os professores das redes estadual e municipais utilizam os momentos finais do ano corrente para apresentar para a sociedade os resultados da “Prova Final da Educação Pública”, que avalia a política educacional dos governos estadual e municipais na gestão da educação pública.
Nos últimos sete anos mais de 21 mil votos de filiados já foram computados durante o processo de avaliação da PROVA FINAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Com isso o evento acaba se tornando o momento para se colher um retrato fiel sobre como anda a gestão dos recursos destinados para a educação, a garantia dos direitos do magistério e a qualidade social do ensino na gestão das redes públicas de ensino de Sergipe.