Prova Final 2011: Orientações Gerais

806
provafinal_2011

Desde 2004, os professores das redes estadual e provafinal_2011municipais utilizam os momentos finais do ano corrente para apresentar para a sociedade os resultados da “Prova Final da Educação Pública”, que avalia a política educacional dos governos estadual e municipais na gestão da educação pública .

 

O ato é um momento de fazer uma balanço das atividades do SINTESE durante o ano, relembrando alguns fatos políticos que marcaram o período, através da interação com o público presente.

 

 

Este ano A PROVA FINAL irá avaliar temas como: Valorização Profissional; Gestão Democrática; Garantia de direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de trabalho; política educacional e qualidade social do ensino.

Porque avaliar a GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA?

 

 


Nos últimos 7 anos, mais de 21 mil votos de filiados já foram computados durante o processo de avaliação da PROVA FINAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Com isso, o evento acaba se tornando o momento para se colher um retrato fiel sobre como anda a gestão dos recursos destinados para a educação, a garantia dos direitos do magistério e a qualidade social do ensino na gestão das redes públicas de ensino de Sergipe.

 

Esse processo de avaliação é um importante momento de reflexão dos professores e também da sociedade sergipana, pois a Educação deve ser pensada como política pública, principalmente, neste momento,  em que vivemos a construção do Plano Nacional de Educação e buscamos que 10% do Produto Interno Bruto, da riqueza brasileira sejam investidos na Educação.

Processo de
Avaliação da PROVA FINAL


No período
de 03 a 30 de novembro de 2011, 162 urnas serão espalhadas pelos 75 municípios sergipanos que é para recolher as notas.

 

A coleta das notas será feita através de urnas itinerantes, que percorrerão os locais de trabalho dos professores, urnas fixas nas sub-sedes (Lagarto, Estância, Neópolis, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana) e, também, em prédios das secretarias municipais e estadual de Educação. Haverá também uma urna fixa para os aposentados no Centro de Formação do SINTESE, na Av. Augusto Maynard, em frente ao BANESE.

 

Vale ressaltar que as notas só serão computadas se for alcançado o quórum mínimo de 50% das escolas de cada município.

Como atribuir a nota com base em cada critério?

As cédulas de votação terão dois modelos diferentes para cada REDE DE ENSINO, sendo as da rede estadual pretas e da rede municipal vermelhas. Para avaliar a gestão da educação pública em sua rede o filiado deverá julgar o desempenho do(a) Prefeito(a) ou do Governador Marcelo Déda em 5 temas, atribuindo em cada questão um VALOR DE 0 a 2. Veja abaixo:

Valorização Profissional dos trabalhadores da educação
>O gestor público garantiu formas de valorizar os trabalhadores da educação?

Implementação da Gestão Democrática nas Escolas da Rede Estadual
>Existe gestão democrática em sua rede de ensino?

Garantia de direitos do Plano de Carreira e Estatuto do Magistério Público
>O gestor público garantiu a manutenção dos direitos previstos no Plano e Estatuto que regem a rede de ensino?

Condições de trabalho dos trabalhadores da educação
>O gestor público garantiu condições de trabalho dignas para o desempenho das funções dos trabalhadores em educação?

Política Educacional e a qualidade social do ensino
>O gestor público desenvolve uma política educacional que garanta um ensino público de qualidade social?

Cédulas usadas para a PROVA FINAL

Cédulas DA REDE ESTADUAL

As cédulas de votação terão dois modelos diferentes para cada REDE DE ENSINO.

 

Para a avaliação DO SEGUNDO MANDATO DO GOVERNO DÉDA NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, serão utilizadas Cédulas da COR PRETA.

 

Nelas o(a) filiado(a) deverá julgar 5 QUESTÕES COM VALOR DE 0 a 2, levando em consideração questões relativas à gestão da educação pública na REDE ESTADUAL.

 

Por fim, DEVE SE COLOCAR NO TOTAL a soma das 5 questões, o que resultará na NOTA FINAL.

As Cédulas DAS REDES MUNICIPAIS

Para a avaliação DO(A) PREFEITO(A) NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA em 2011, serão utilizadas Cédulas da COR VERMELHA.

 

Nelas o(a) filiado(a) deverá julgar 5 QUESTÕES COM VALOR DE 0 a 2, levando em consideração questões relativas à gestão da educação pública na REDE MUNICIPAL.

 

Por fim, DEVE SE COLOCAR NO TOTAL a soma das 5 questões, o que resultará na NOTA FINAL.

Divulgação das notas da

 

PROVA FINAL


As urnas deverão ser remetidas para A SEDE DO SINTESE até o dia 30 de novembro,  para a realização da contabilização das notas.

 

No dia 29 de dezembro, às 08h, no Calçadão da Rua João Pessoa em frente a Caixa Econômica, em Aracaju, as notas dos prefeitos e do governador serão divulgadas em um grande ato público que reunirá os professores e professoras da rede pública de Sergipe.