Os professores aposentados da rede estadual farão ato público “Natal da Miséria” na terça-feira, dia 22, a partir das 8h em frente ao Palácio de Despachos. O ato é uma representação de como serão as festas de final de ano dos educadores e educadoras aposentados.
Há meses os aposentados têm sofrido com atrasos e parcelamentos e nos últimos dias sofreram mais um golpe, pois ficarão sem décimo terceiro e os proventos de dezembro só serão pagos no dia 11 de janeiro. “Nós aposentadas e aposentados temos sido os mais castigados. Mas não vamos esmorecer, estaremos nas ruas lutando pelos nossos direitos”, disse a professora Maria Luci Leite, diretora do Departamento de Aposentados do SINTESE.
Na última sexta, 18, o desembargador Cesário Siqueira extinguiu o mandado de segurança impetrado pelo SINTESE. A liminar, que foi concedida pela juíza Simone Fraga, determinou que o Sergipe Previdência pagasse os proventos dos aposentados dentro do mês.
O Sergipe Previdência recorreu da decisão liminar afirmando que não podia pagar cumprir com essa determinação por que o Governo do Estado não está efetuando o repasse da complementação dentro do mês.
O desembargador entendeu que a ação devia ser proposta também contra o Governo do Estado.
No entendimento do SINTESE a ação contra o governo do Estado deve ser impetrada pelo Sergipe Previdência já que a dívida do Estado é com esse órgão ao não fazer o repasse dentro do mês como determina a legislação.
Apesar disso, o SINTESE vai protocolizar novo Mandado de Segurança citando o Sergipe Previdência e o Governo do Estado.