Governo apresenta proposta para pagamento de reajuste do piso 2014

347

Nesta segunda-feira, dia 10, aconteceu no Palácio de Veraneio, a segunda audiência entre oAs propostas apresentadas pelo governo do estado serão debatidas com a categoria em assembleia geral nesta terça, dia 11 governador do estado Jackson Barreto e direção do SINTESE para discutir o reajuste do piso salarial do magistério de 2014, instituído em 8,32% e o passivo trabalhista de 2012, referente ao não pagamento do reajuste do piso salarial daquele ano estabelecido em 22,22%.

Assim como na primeira audiência participaram também deste segundo momento os secretários da Educação, Belivaldo Chagas; da Fazenda, Jeferson Passo; da Casa Civil, José Sobral e Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Gama. A comissão de negociação do SINTESE novamente estava acompanhada pelo economista do DIESSE, Luís Moura, e pela deputada estadual, professora Ana Lúcia.

Após um longo debate o Governo apresentou ao SINTESE as seguintes propostas:

1- Pagamento do reajuste e retroativo 2014: o governo propôs conceder o reajuste do piso salarial de 2014, em abril sendo que seu pagamento seria feito em folha suplementar no dia 10 de maio. Já o retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro e março seriam pagos nos meses de setembro, outubro e novembro de 2014.

2- Pagamento do passivo trabalhista de 2012 e alternativas a Lei nº 213/2011: foi proposta a formação de uma comissão paritária composta por membros da equipe técnica do governo do estado e representantes do SINTESE para discutir o pagamento do passivo trabalhista de 2012. A comissão também terá como objetivo buscar alternativas a Lei Estadual nº 213/2011 com o intuito de reestruturar a carreira do magistério, que foi violentamente destruída por tal Lei.

A ideia é que a comissão paritária formule propostas que visem trazer solução as duas questões e as apresente até o mês de junho de 2014 ao governador do estado, Jackson Barreto. A sugestão para a criação da comissão foi da deputada estadual, professora Ana Lúcia. 

O governador Jackson Barreto se comprometeu a enviar as propostas apresentadas na audiência via ofício ao SINTESE até o fim da manhã desta terça-feira, dia 11.

Assembleia

As propostas apresentadas pelo governo do estado serão colocadas e debatidas com a categoria em assembleia geral, que acontece nesta terça-feira, dia 11, às 15h, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, localizado a Rua Itabaianinha, nº 41.

“É fundamental que os professores filiados ao SINTESE compareçam massivamente a assembleia para que possamos debater as propostas dadas pelo governo da forma mais ampla e democrática possível”, coloca a presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo.