Desde que os contracheques, referentes ao pagamento do mês de janeiro, do magistério da rede estadual foram liberados, que professores procuraram o sindicato denunciando a existência de erros nos valores das parcelas do retroativo e também nos descontos do Sergipe Previdência e do Ipesaúde.
Para comprovar o erro, a direção do sindicato recolheu contracheques e fichas financeiras dos educadores que estiveram no sindicato analisaram-nas e foi constatado que:
- Em todos os casos analisados houve erro no cálculo do retroativo no pagamento suplementar de dezembro (dois meses) e de janeiro ( um mês);
- Os erros ocorreram no montante devido a cada professor no momento em que receberam o pagamento do retroativo;
- Foram encontrados erros na incidência do cálculo dos descontos previdenciários, de assistência à saúde;
- Além do erro numérico, que fez com que invariavelmente os professores recebessem valores a menor, há um erro contábil, pois foi lançado no contra cheque de janeiro dados referentes a dezembro, ou seja, no exercício seguinte.
Diante do ocorrido, a direção do SINTESE solicitará à Secretaria de Estado da Educação – SEED e à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG esclarecimentos e correção dos valores. Após a audiência, o sindicato informará à categoria as ações devidas.
Direção Executiva
Aracaju, 30 de janeiro de 2014