Por mais um ano, o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva, recebeu a premiação do programa Educação Nota 10, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Por compreender que esta é uma premiação excludente, que contempla apenas alguns, que não representa uma efetiva valorização para professoras e professores da Rede Estadual de Ensino, este ano, o professor Roberto, decidiu doar o valor da premiação para a Mangue Jornalismo.
Assista ao vídeo do professor Roberto Silva com o editor-chefe da Mangue Jornalismo, o jornalista Cristian Góes, falando sobre a doação: https://www.instagram.com/reel/DQCUFmrDjCq/?igsh=dDV2czlzcW51ejMx
A Mangue Jornalismo é uma associação sem fins lucrativos, que busca realizar um jornalismo de qualidade e independente. A Mangue tem como missão apresentar ao público conteúdo jornalístico independente e de qualidade, resultado de exaustiva investigação jornalística, combatendo a desinformação, trazendo os acontecimentos e as histórias de pessoas, principalmente aquelas são invisibilizadas pelas mídias tradicionais.
Em 2024, o professor Roberto fez a doação à Comunidade Bom Pastor, uma instituição de Aracaju, que se dedica a um importante e essencial trabalho com a população em situação de rua. Em 2023, o professor Roberto, também recebeu e prêmio e o devolveu aos cofres públicos. Em 2025 e em 2024 o presidente do SINTESE, juntamente com os demais membros de nossa direção, avaliou que é mais produtivo e de maior impacto a doação direto a instituição sérias, que lutam por justa social
O professor Roberto Silva explica que, desde que o Governo de Estado instituiu este prêmio, o SINTESE tem posição contrária por ser uma política excludente, que não valoriza o trabalho dos professores nas escolas que contribuem para a formação e aprendizagem de nossos estudantes.
“Temos aí escolas importantes, que têm elevado indicies de aprovação no Enem e que simplesmente não são premiadas. Não dá pra premira alguns e deixar a maioria de fora, não dá para aceitar que o Governo siga investindo em uma política meritocrática, que contribui para a disputa, para a perseguição e para o assédio moral dentro das escolas. Isso não é valorização, isso é exclusão. Diante dessa injustiça, faço a doação do meu prêmio para a Mangue Jornalismo, que é uma associação que faz jornalismo sério, pautando, muitas vezes, fatos que a maioria dos meios de comunicação de Sergipe não divulgam”, coloca o presidente do SINTESE.
Para apoiar o trabalho realizado pela Mangue Jornalismo faça sua doação através do pix: manguejornalismo@gmail.com
Você pode também optar por ser um doador regular, vá o site e saiba como: https://manguejornalismo.org/doar/












