De forma unânime, a nossa companheira de lutas e de sonhos, professora Ana Lúcia Vieira de Menezes, foi escolhida pelos membros do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) para receber o diploma de Honra ao Mérito Educacional, por sua longa jornada em defesa da educação, pública, de qualidade social e emancipadora para as filhas e filhos das trabalhadoras e trabalhadores sergipanos.
“É inquestionável o papel de Ana Lucia no contexto educacional de Sergipe. Em sua trajetória como professora, dirigente sindical, deputada, sempre lutou pela garantia dos direitos educacionais. Sua atuação combina prática docente, militância sindical e legislações concretas, com foco na valorização do magistério, democratização das escolas e integração com políticas sociais. Eu fico feliz de estar à frente do CEE/SE, na condição de presidente, nesse momento em que este Diploma está sendo concedido a uma professora, que tanto defende a educação pública em nosso estado. Isso é digno de aplauso e de mérito mesmo”, salienta, a conselheira e professora Eliane Passos.
O nome da professora Ana Lúcia foi apresentado pela representante do SINTESE no CEE/SE, a conselheira e professora Edy Serigy Tupinambá, e aclamado por todas as conselheiras e conselheiros. Agora, a decisão será publicada em Diário Oficial do Estado e a professora Ana Lúcia deve receber a honraria a partir do mês de setembro.
“Mais que uma homenagem é um reconhecimento pela bravura, pela história e pela luta que Ana Lúcia travou em defesa da educação pública e do povo de Sergipe, sobretudo, dos mais vulneráveis, da classe trabalhadora. Como mulher, como professora, como indígena, sinto-me orgulhosa em estar na mesma fileira de luta, e de saber que o que ela representa, sua força, ultrapassa a militância sindical, a militância política e torna-se um legado, um exemplo de vida, construído de forma coletiva, por diversos saberes e territórios”, fala com emoção a conselheira e professora Edy Serigy Tupinambá.
“A professora Ana Lúcia Menezes é uma representante legítima que orgulha o profissional da educação sergipana e brasileira, sobretudo, da educação pública. Ela tem o nosso respeito! Esse Diploma vem referendar o título de Doutora Honoris Causa que a nossa Universidade lhe concedeu merecidamente”, complementa a representante da UFS no CEE/SE, a conselheira e professora doutora Josefa Eliana Souza.
Uma vida em defesa da educação
Nascida em 17 de maio de 1949, em Aracaju, é filha de Claudomir de Andrade Vieira e Ivone de Menezes Vieira, Ana Lucia Vieira Menezes formou-se Pedagoga, com habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1973. É especialista em Alfabetização pela Universidade Estadual de Campinas/SP (UNICAMP), e em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas/Instituto de Estudos Avançados e Educação (FGV/IESAE).
Em 1979 oficializa sua atuação sindical na chapa RENOVAÇÃO para a diretoria da antiga APMESE (Associação dos Profissionais do Magistério do Estado de Sergipe), posteriormente transformada no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe – SINTESE, onde foi eleita Presidenta em duas gestões consecutivas (1992 /1998).
A convite do então prefeito Marcelo Déda/PT, assume em 2001 a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju/PMA SEMED, atuando como Secretária de Educação até 2002. Iniciou mandato parlamentar como Deputada Estadual, na Assembleia Legislativa de Sergipe – ALESE em 2003, pelo Partido dos Trabalhadores/PT, e reeleita por mais três mandatos, até 30 janeiro 2019.
Durante seus mandatos na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a professora Ana Lúcia assumiu relevantes cargos: Presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Desporto; Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Comunidades Tradicionais e Povos de Terreiro; Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente/SE.
Sua jornada política e de luta pela educação a fez receber o merecido título de “Doutora Honoris Causa” pela Universidade Federal de Sergipe, em 2023, tornando Ana Lúcia a primeira professora da educação básica a alcançar tal reconhecimento na instituição.