Professoras e professores aposentados aprovam calendário de lutas em plenária realizada pelo Sintese

1284

Uma plenária histórica, foi assim que quase seiscentos professoras e professores aposentados se reuniram no Cotinguiba Esporte Clube na manhã desta terça, dia 30, e aprovaram calendário de lutas em defesa dos direitos desta parcela significativa do magistério estadual.

O primeiro ato acontece dia 13 de setembro a partir das 8h em frente ao Ipesaúde. Na ocasião o SINTESE irá entregar um documento, fruto de uma série de plenárias realizadas com aposentados e aposentadas, com as diversas reivindicações para melhorar o atendimento no instituto.

Já no dia 05 de outubro, os aposentados e aposentadas voltam às ruas. Dessa vez a partir das 8h em frente ao Tribunal de Justiça. O magistério irá solicitar que o Poder Judiciário dê andamento célere a ação judicial impetrada pelo SINTESE que solicita a devolução do confisco de 14% realizado por 27 meses pelo governo do Estado.

“A ação foi impetrada ano passado e solicitava a suspensão do confisco e a devolução do que foi confiscado e até agora não foi julgado. Não há motivos plausíveis para a ação não seguir a sua tramitação normal e, obviamente, seja julgada”, disse o presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

A construção de uma campanha de valorização dos aposentados e de denúncia sobre a ação do governo do Estado em quebrar a carreira e extinguir a paridade entre ativos e aposentados também foi aprovada na plenária.

Redutor

A informação mais recente sobre a tramitação do pagamento dos valores referentes ao “segundo lote” é que a juíza Simone Fraga, mais uma vez, deu prazo para o Estado verificar os dados da lista fornecida pelo sindicato em junho.

“Estamos buscando fazer o que é possível para esse pagamento ser feito o mais breve possível, já enviamos lista solicitada pela juíza, com a ordem por comorbidades, idades, etc. O que falta é a Justiça pagar”, explica o advogado José Carvalho Júnior, advogado do SINTESE responsável pelo processo.

O prazo termina na próxima sexta, dia 02, na segunda-feira, dia 05 o sindicato volta a entrar em contato com a 3ª Vara Cível para saber se o Estado irá se pronunciar e caso não haja nenhum impedimento, quando efetivamente a Justiça irá depositar o dinheiro na conta dos professores e professoras.

Festa 45 anos do SINTESE

Também foram distribuídos convites para a festa dos 45 anos do SINTESE. O evento acontece no dia 09 de setembro a partir das 19h no Gonzagão.

“São 45 anos de luta e de história que não poderiam passar em branco. Por isso, vamos nos reunir nesse momento de confraternização e alegria, pois esses também são espaços de resistência”, disse Roberto.

Os convites estão disponíveis na sede do SINTESE. Quem não puder buscar pode levar o contracheque comprovando a filiação no evento.

Cultura não pode faltar!

Em todos os eventos e atos do SINTESE a Cultura não pode faltar, até por ser uma vertente da luta e da resistência. Na abertura da plenária, professoras que fazem parte do Projeto SINTESE Cultural fizeram uma ciranda.

A professora Maria Luci, do departamento de Aposentados do SINTESE salientou que o Coral do SINTESE precisa de vozes masculinas e que o convite está aberto, o ensaio do coral acontece todas às quartas no período da tarde. Além das danças folclóricas, em breve o SINTESE Cultural contará com dança do ventre.