Na tarde desta terça-feira (1), professores do Instituto Estadual Rui Barbosa (IERB) estiveram reunidos com representantes da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e da Secretaria do Estado da Educação (Seed) para discutir a ampliação e reformulação do projeto pedagógico e da estrutura física da instituição de ensino.
Segundo o professor Iran Barbosa, a proposta de reformulação apresentada – resultado de processos de discussão com o corpo docente – é pensada de forma dinâmica e que contemple as necessidades específicas da formação profissional.
O projeto contaria com laboratórios eletroeletrônicos, hidráulico-sanitário, de secretaria escolar, culinário e pelo menos 16 salas de aula. Os educadores do IERB apostam num conjunto de professores de formações variadas de licenciaturas e também de áreas afins, o que demanda a realização de concurso público.
A idéia é trabalhar com cursos de quatro eixos e habilitar profissionais para uma nova realidade que a legislação já exige. A escola também poderá contribuir para profissionalização de quem já está inserido no mundo do trabalho em profissões para as quais os cursos sejam voltados.
Caminhos
O professor Iran questionou a Seed sobre as alternativas possíveis para a construção desse projeto de estruturação que implica em oferta de novos cursos (como Secretaria Escolar, Hidráulico, Alimentação Escolar e Eletroeletrônico) e como os cursos serão planejados estruturalmente.
O secretário da Seed, Belivaldo Chagas, pediu pé no chão por conta dos custos e disse que não via possibilidades de as reformas iniciarem em 2013. O secretário propôs que a estruturação começasse apenas por dois eixos e não por quatro como propuseram os professores. Que seriam Multimeios e Secretaria Escolar, podendo abarcar Alimentação escolar. Secretário marcará reunião com departamento de engenharia e todos voltam a se reunir para encaminhar o projeto.