Educadores da rede estadual fizeram um apitaço na manhã desta quarta-feira nos corredores da Secretaria de Estado da Educação. A ação foi motivada pela reivindicação para que todos os professores sejam beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital do Magistério – PROID.
Após a manifestação, membros da direção do SINTESE e professores foram recebidos pelo secretário de Estado da Educação, José Fernandes Lima. O secretário falou sobre redução de receitas e que para a implantação efetiva do PROID será necessário alocar recursos junto a Secretaria de Estado da Fazenda.
Ele se comprometeu a fazer um levantamento de quantos professores ainda não foram beneficiados pelo programa e que daria uma resposta na próxima semana (quarta ou quinta-feira) em audiência com o sindicato, onde também seriam tratados outros pontos da pauta de reivindicação para 2010.
PROID
O PROID foi instituído por lei em 2005 no governo João Alves Filho, mas o decreto que regulamentava o programa excluiu os professores que a época estavam em estágio probatório. Em 2008, na feira de informática que marcou a reabertura do PROID, o governador Marcelo Déda garantiu que todos os professores, em estágio probatório ou não seriam beneficiados pelo programa. Mas o ano de 2009 passou e não foram abertas novas inscrições.