Durante a assembleia realizada na última quarta-feira, 18, no Instituto Histórico e Geográfico os professores da rede estadual fizeram um amplo debate sobre a lei que reajuste o piso do magistério estadual em 2013.
Por motivo de saúde, a presidenta Ângela Maria de Melo não pode presidir a assembleia. A vice-presidenta, Ivonete Cruz também esteve impedida por participar de um evento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação que acontece em Recife.
O diretor do departamento de Base Estadual, Roberto Silva dos Santos e a diretora de Comunicação, Lúcia Barroso que presidiram a assembleia e colocaram como se deu o processo de aprovação do projeto e como ele vai ser aplicado para o magistério da rede estadual.
A direção do sindicato explanou que o projeto foi aprovado sem a tabela, mas para controle dos educadores o sindicato desenvolveu uma tabela mostrando como se dará o impacto do reajuste nos vencimentos.
Tabela
Com a lei aprovada, todos os professores terão reajuste de 7,97% de forma linear. Na tabela o sindicato mostra quais são os valores que os professores irão receber de acordo com o tempo de serviço e nível de formação.
Sobre o pagamento do reajuste, pois o projeto foi aprovado há poucos dias, o sindicato questionou o secretário de Educação, Belivaldo Chagas se o reajuste seria pago dentro da folha de pagamento de setembro ou em folha suplementar. Até o momento da assembleia o secretário ainda não tinha confirmado como seria feito o pagamento, somente que ele ia ser feito.
“A partir da tabela fornecida pelo sindicato é importante que os educadores comparem seus contracheques para verificarem se o percentual foi repassado corretamente”, disse Roberto.
Caso haja discrepância nos valores apresentados, o professor deve vir à sede do SINTESE para que o sindicato possa tomar as providências cabíveis.
Baixe a tabela AQUI
Vários professores ainda apresentaram muitas dúvidas sobre a lei de reajuste, a partir disso a direção do SINTESE marcará uma nova assembleia para a primeira semana de outubro, onde o projeto será novamente discutido e todas as dúvidas poderão ser sanadas.
Federação
Os professores aprovaram também a adesão do SINTESE a Federação dos Trabalhadores em Educação do Nordeste. A federação é mais uma entidade que vai integrar a luta dos trabalhadores em educação da região.
Agamenon Sobral
Mais de uma centena de processos já foram encaminhados contra o vereador Agamenon Sobral que em seus pronunciamentos na Câmara Municipal de Aracaju tem denegrido a imagem dos educadores.
Quem quiser entrar com uma ação deve comparecer à sede do sindicato munidos de cópias: da identidade, CPF e comprovante de residência. Os educadores que moram no interior podem procurar as sub-sedes nos municípios de Itabaiana, Estância, Nossa Senhora da Glória, Neópolis e Lagarto. Os professores assinam procuração e o setor jurídico do sindicato irá ajuizar as ações.