Projeto Vozes Literárias do Colégio Petrônio Portela homenageia José dos Santos

545
Na última sexta-feira (11), o diretor do dep. de base estadual do Sintese, Roberto Silva, esteve no Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela para falar sobre a história do sindicato dos trabalhadores em educação de Sergipe.

O motivo do convite é a realização do projeto ‘Vozes Literárias Ecoam no Portela: leitura, escrita, arte e tecnologia a serviço da educação’. A terceira edição trará a poesia de José dos Santos (ex-dirigente sindical) que nos deixou recentemente.

Para homenagear José dos Santos, que foi por muitos anos professor de literatura da casa, professores e alunos vão apostar em um mergulho na obra Utopia Peregrina, publicada pelo Sintese e que reúne diversos poemas de Zé.

Durante os dois dias de evento – que começa às 17 horas do dia 5 de dezembro e continua na manhã e tarde do dia seguinte – haverá exposições fotográficas, exibição de documentários e leituras da obra de José. O momento também se torna especial porque a sala de leitura da escola irá ganhar o nome do professor.

A poesia de José dos Santos não estava descolada da realidade, do ambiente escolar e tampouco das lutas do magistério sergipano pelo direito à educação pública de qualidade. Eis a razão pela qual os dias 5 e 6 de dezembro também serão dedicados à reflexão e a mobilização da categoria.