SEED atropela a lei para implantar modelo excludente de ensino médio e fechar turmas do ensino fundamental

429
leiconselhosescolaresjan17

leiconselhosescolaresjan17

A reunião feita às pressas no Colégio Estadual Francisco Rosa mostra como a Secretaria de Estado da Educação não mede limites para impor a sua política que tem como objetivo fechar as turmas de Ensino Fundamental e impor um modelo de Ensino Médio em tempo integral que só vai excluir ainda mais estudantes da rede estadual.

Os artigos 10 e 11 da Lei Complementar 235 de 16 de janeiro de 2014 que regulamenta os conselhos escolares diz que as decisões que mudam o funcionamento da escola têm que ser tomadas pela assembleia escolar.

E em todas as escolas que foram (e estão sendo escolhidas) para funcionarem com o modelo imposto de Ensino Médio tem tempo integral nenhuma assembleia escolar foi realizada.

E após a reação das comunidades escolares em rejeitarem o modelo imposto, a SEED muda de tática e reúne os conselheiros escolares nos gabinetes da secretaria. Inclusive enviando transporte para busca-los.

“A ação da gestão de Jorge Carvalho na SEED mostra que o objetivo de fechar as turmas do Ensino Fundamental e impor um modelo de escola em tempo integral para o Ensino Médio é uma ação meramente financeira e não com objetivo de trazer melhorias para a Educação. Quem tem o propósito de melhorar o ensino público o faz com diálogo, ouvindo as parte e não agindo de forma sorrateira e desrespeitando a legislação”, aponta o vice-presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.