Gararu: SINTESE dialoga com prefeita sobre atualização do piso do magistério

O município carrega hoje o posto de uma das piores remunerações do magistério sergipano.

Atualizar os vencimentos iniciais das professoras e professores das escolas municipais de Gararu para que a lei do piso seja cumprida. Esse foi o objetivo da audiência entre o SINTESE e a prefeita Gilzete Dioniza de Matos, conhecida como Zete de Janjão.

Na audiência, os dirigentes da subsede do SINTESE na região do Alto Sertão e a comissão de negociação reforçaram a necessidade da administração em buscar soluções financeiras para que a lei do piso do magistério seja cumprida.

Atualmente os vencimentos iniciais estão no patamar de 2017 com R$ 2.298,80. O valor do piso do magistério para 2023 é de R$ 4.420,55. Isso torna Gararu seja um dos municípios que pior remuneram as professoras e professores das escolas municipais.

A proposta apresentada pela administração é reajustar em 8% para o mês de fevereiro. Esse percentual é parte do que foi atualizado nos anos de 2018 (6,18%) e 2019 (4,17%). A prefeita se comprometeu que no mês de março será aberto um novo processo de negociação.

A atualização do piso salarial é garantida, desde 2008, a professores e professoras da rede pública de todo o Brasil por meio da Lei Nacional 11.738.

A Lei diz que o piso deve ser atualizado anualmente, sempre em janeiro. A atualização deve ser feita de forma automática e assegurando os direitos da carreira, cumprindo decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Outras reivindicações

Os integrantes da comissão de negociação também cobraram a adoção de uma política séria para melhorar a estrutura física das escolas. O município administra 19 unidades de ensino.

Também foram debatidos a atualização dos valores do auxílio transporte e pagamento do retroativo de 2022. A administração se comprometeu a apresentar a atualização no final do mês de março e a forma de pagamento do retroativo.

Em breve o sindicato realiza assembleia para repassar todas as informações e definir encaminhamentos de luta.