Ilha das Flores: aposentados vencem batalha judicial, mas prefeitura entra com embargo para atrasar pagamento

235

Depois de seis anos de batalha judicial, aposentadas e aposentados da rede municipal de ensino de Ilha das Flores podem comemorar uma vitória. A Justiça de Sergipe decidiu, no último dia 30 de setembro, pela garantia da integralidade e da paridade na aposentadoria. Isso significa que os proventos dos aposentados serão revisados e se igualarão à remuneração dos trabalhadores em atividade, inclusive recebendo gratificações cortadas indevidamente e os reajustes aplicados. Além disso, os novos pedidos de aposentadoria já terão a paridade e a integralidade respeitadas.

No ano de 2019, a Justiça já havia decidido por isso, mas a gestão do município ficou de recurso em recurso recorrendo da decisão judicial. E postergar obrigações e direitos dos trabalhadores parece ser uma prática da Prefeitura de Ilha das Flores. Apesar de a Justiça ter tomado esta decisão, a gestão municipal entrou com um embargo apenas para atrasar o pagamento das aposentadorias com integralidade e paridade.

“É de um desrespeito imenso com a trabalhadora e o trabalhador, mas o SINTESE não foge à luta e segue firme na defesa das professoras e professores, aposentados e em atividade, em todo o Estado de Sergipe”, disse Walber Gonçalves Matos, advogado, membro da Assessoria Jurídica do SINTESE, responsável por esta ação.