Nova sessão para votação do reajuste do piso em Maruim acontece nesta quinta

395

Na última terça-feira, dia 25, os professores de Maruim mais uma vez compareceram a Câmara de Vereadores do município na expectativa de acompanhar a votação do projeto de lei que assegura o pagamento do reajuste do piso salarial de 2014 ao magistério. Mas, os vereadores novamente não votaram o projeto de lei.  

Na ocasião, os vereadores alegaram que a votação não foi realizada porque para eles o prefeito, Jeferson Santos de Santana, deve pagar junto com o reajuste do piso um outro reajuste de no mínimo 5%, estabelecido no Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal de Maruim. No entanto, no próprio Plano de Carreira (artigo 36) consta que este reajuste de no mínimo 5% deve ser pago a partir de 1º de maio.

O prefeito por sua vez afirmou que só irá pagar o reajuste de no mínimo 5% em maio, conforme estabelece o Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal de Maruim.  Jeferson Santos de Santana disse ainda que está aguardando apenas os vereadores aprovarem projeto de lei que estabelece o piso salarial do magistério para sancioná-lo e começar a pagar o reajuste do piso.

“Não entendemos o que tal argumento dos vereadores tem haver como o reajuste do piso salarial do magistério. A Lei Federal nº 11.738/2008, que institui o piso salarial dos profissionais do magistério público, é clara ao estabelecer que o piso salarial do profissional do magistério deve ser anualmente reajustado no mês de janeiro. Queremos algo simples: que a lei seja cumprida. O Plano de Carreira do Magistério de Maruim não tem nada haver com a Lei do Piso”, afirma a coordenadora da sub-sede do Vale do Cotinguiba do SINTESE, professora Emanuela Pereira.   

Esta é a sexta vez que o adiamento da votação acontece. Para 2014 o reajuste do piso foi estabelecido em 8,32%. Com o reajuste o piso passa de R$ 1.597 para R$ 1697,37.

Os vereadores novamente se comprometeram a realizar a votação em sessão da Câmara nesta quinta-feira, dia 27, às 19h.

“Não podemos desaminar. Os professores da rede municipal de Maruim têm que comparecer em peso nesta sessão marcada para hoje. Se queremos que o reajuste do piso saia o mais rápido possível temos que pressionar os vereadores para realizarem a votação. É necessária a presença de todos”, ressalta Emanuela Pereira.