A prefeita de Carira, Gilma Chagas (PSC) de forma ilegal conseguiu aprovar em primeira votação, projeto de lei na Câmara de Vereadores que reduz a carga horária e conseqüentemente os salários dos professores.
Dezenas de professores acompanharam a votação e viram o projeto de lei ser aprovado por 5 votos a 4 com o voto de minerva do presidente da Câmara de Vereadores, Jailton Martins. No corpo do projeto não prevê alteração no Plano de Carreira nem no Estatuto do Magistério e reduz de 160 horas para 125 horas a carga horária dos professores, causando perdas salariais de até R$700.
O projeto é tão absurdo que propõe transitoriedade até dezembro de 2012 podendo ser prorrogado.
Os professores estão nesse momento em reunião no Mistério Público buscando a intermediação do órgão. Carira conta hoje com 343 professores e o piso não foi revisado para os valores de 2011.
O SINTESE buscou várias vias de negociação e apresentou estudos onde o piso poderia ser reajustado sem que os educadores tivessem perdas, mas infelizmente a administração não acolheu a proposta do sindicato.
Os professores realizam na segunda-feira, ato público na feira do município e à noite uma “Caminhada da Lamentação” isso já em virtude do projeto de lei já estar na Câmara de Vereadores.