Professores de Indiaroba receberam apenas 50% do salário de dezembro

529
Professores farão assembleia para deliberar ações de luta contra o fatiamento e parcelamento de salários

Parcelamentos e atrasos no pagamento de salários dos professores da rede municipal têm sido marcasProfessores farão assembleia para deliberar ações de luta contra o fatiamento e parcelamento de salários da prefeitura de Indiaroba, administrada por José Leal Costa Bittencourt. Até a presente data os professores receberam apenas 50% dos salários de dezembro.  Além de ter pagado o salário de dezembro pela metade, a prefeitura deve também aos professores a remuneração de férias do mês de junho de 2015.

“Não há justificativa para o parcelamento e atraso no pagamento dos salários dos professores, pois os recursos do FUNDEB [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] destinado a Indiaroba não tiveram queda e são depositados pontualmente na conta do município”, aponta a diretora do departamento de Bases Municipais do SINTESE, professora Sandra Moraes.

Mas as dívidas da prefeitura para com o magistério de Indiaroba não param por aí. Os professores não receberam os retroativos do piso salarial referentes aos anos de 2013 (janeiro a março); 2014 (janeiro) e 2015 (janeiro e fevereiro)

Alimentação irregular e falta de autonomia

Durante todo o ano de 2015 professores e estudantes de Indiaroba tiveram que enfrentar a irregularidade no fornecimento de alimentação escolar. Faltavam mantimentos e temperos básicos para o preparo dos alimentos. A alimentação nunca chega completa as unidades de ensino, com isso, muitas vezes foram servidos apenas lanches prontos ou um fruta para os estudantes, o que está em desacordo com o estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A falta de autonomia dentro das unidades de ensino também é outro grave problema enfrentando pelos professores, além da falta de condições de trabalho que não permite que os professores possam desenvolver plenamente suas tarefas, prejudicando assim o processo de aprendizagem.

Greve 2015

Salários atrasados e fatiados, condições precárias de trabalho, falta de autonomia e direito a alimentação nega aos estudantes. A soma de todos estes fatores culminou em uma greve dos professores da rede municipal de Indiaroba. Entre os dias 03 de novembro e 02 de dezembro de 2015, o magistério foi às ruas para mostrar o descaso e o desrespeito que a prefeitura, conduzida por José Leal da Costa Bittencourt, dedica à educação municipal.

Diversos atos foram realizados neste período e contaram com o apoio da população de Indiaroba. Os professores realizaram panfletagem pelas ruas, fizeram uma Via Crucis e até o ‘Café da manhã a água e pão’, na porta da prefeitura, para simbolizar a miséria a qual o prefeito submetia a educação e os educadores do município.

O desrespeito continua

Mesmo após toda a luta dos professores, no decorrer de 2015, a prefeitura insiste em manter a covarde política de atraso e parcelamento e salários passando por cima de direitos e da Lei.

“Diante da falta de perspectiva e da negação de direitos, esperamos mais uma vez contar com o apoio e a compreensão da população nesta luta por justiça, valorização e por uma educação digna e de qualidade social para as filhas e filhos dos trabalhadores deste município. Vamos convocar assembleia com os professores e deliberar ações de luta contra esta postura desrespeitosa do prefeito”, conta o representante da comissão sindical e professor da rede municipal de Indiaroba, Wanderclan de Oliveira.