A atividade dos professores da rede municipal de Japaratuba que paralisaram as atividades nesta quarta-feira foi ocupar as galerias da Assembleia Legislativa. Eles foram buscar apoio dos parlamentares na luta pela revisão do piso sem perdas na carreira.
A atual proposta da prefeitura quer rebaixar o índice do triênio de 5% para 3% e os professores não aceitam. “A revisão do piso vem para valorizar o professor e não para reduzir direitos conquistados depois de muita luta”, disse a vice-presidente do SINTESE, Lúcia Barroso, que está acompanhando de perto a negociação.
A deputada estadual Ana Lúcia utilizou a tribuna e apresentou indicadores sócio-educacionais do município e alertou que a situação de perda de matrícula é um grande obstáculo que a administração precisa superar. Segundo ela há crianças e jovens que estão fora da escola e precisam retornar. Para isso se faz necessária uma política de valorização da escola, dos seus profissionais. Precisamos resolver este problema da educação de Japaratuba, que é um município que tem uma boa receita. A maioria dos nossos estudantes são inteligentes, mas precisamos tornar a escola mais atrativa”, avaliou
A partir do debate com os demais deputados, ficou definido que na tarde da próxima segunda-feira, 15, a prefeita de Japaratuba, Lara Moura virá à Assembleia Legislativa para buscar soluções para o problema junto aos deputados da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, presidida pela deputada Ana Lúcia.
Com informações de Iracema Corso (ASCOM do Mandato da Dep. Est. Ana Lúcia)