Riachão do Dantas: professores fazem bloco de Carnaval para denunciar negação de direitos

355
O desfile do bloco será na quinta-feira, dia 12, pelas ruas da cidade

‘Pisados por Ivan e massacrados pelo trio do Mal’. Este será o bloco de Carnaval dos professores deO desfile do bloco será na quinta-feira, dia 12, pelas ruas da cidade Riachão Dantas, que irá desfilar pela cidade na próxima quinta-feira, 12. A concentração do bloco será, às 14h, na Praça da Feira.

Apesar da alegria do Carnaval e do bom humor diante da situação, os professores da rede municipal de Riachão do Dantas não têm muitos motivos para sorrir. Isso porque desde o início de 2014 a prefeitura tem adotado uma prática cruel de atraso no pagamento dos salários dos professores e nos últimos meses do ano a situação se agravou ainda mais.

Achando pouco pagar os professores somente após o dia 10 do mês subsequente ao trabalhado, a prefeitura passou a parcelar o pagamento dos salários nos últimos meses de 2014. Desta forma, os professores passaram receber o salário divido em duas vezes, 50 por cento pagos no dia 20 (com 20 dias de atraso) e os outros 50 por cento no dia 30 (com 1 mês de atraso).

Mesmo assim alguns professores não recebem a ‘segunda parcela do salário’ no dia 30 e só vão receber no mês seguinte, ou seja, com quase 40 dias de atraso. E a prática da prefeitura continua. Até a presente data os professores ainda não receberam nem o salário e nem as férias do mês de janeiro 2015.

“A ideia do bloco de Carnaval é chamar a atenção da população de Riachão do Dantas para o massacre que a prefeitura do município tem promovido contra os professores. Vamos para a rua reivindicar mais respeito à educação e aos educadores de Riachão do Dantas. Faremos isso de forma bem humorada, mas sem perder a ciência do quanto é sério retirar ou negar direitos conquistados pelos trabalhadores”, explica o coordenador do SINTESE na região Centro Sul, professor Estefane Lindemberg.    

Outras reivindicações

Além de atrasar os salários, o prefeito de Riachão do Dantas, Ivanildo Macedo dos Santos, acumula uma série de passivos trabalhistas junto aos professores da rede municipal. A prefeitura deve aos professores retroativos do piso salarial, referente aos anos de 2012, 2013 e 2014 e também cinco parcelas do salário de dezembro de 2012.

No início de 2014 o prefeito se comprometeu a saldar tais dívidas, mas até agora os professores não viram nenhuma movimentação da prefeitura no sentido de cumprir o acordado. “O prefeito se comprometeu a pagar estes passivos em 26 parcelas, ainda dentro de sua gestão. De acordo com o prometido, o pagamento começaria a ser feito em setembro de 2014, mas até hoje não vimos à cor deste dinheiro”, afirma o representante do SINTESE no município, professor Waldeir Nascimento.

Nome do Bloco

O nome do bloco de Carnaval dos professores de Riachão do Dantas, ‘Pisados por Ivan e massacrados pelo trio do Mal’, faz referência aos culpados pela triste situação vivida pelos professores ao longo dos últimos anos.  ‘Ivan’ é o prefeito do munícipio, Ivanildo Macedo dos Santos, e o ‘Trio do Mal’ representa o Secretário de Educação, Edson Soares; a Secretária de Finanças, Nelma Suely e o Secretário de Administração, Valmir Alves, (conhecido popularmente como Jubinha).