Diante de mais um ano sem décimo terceiro e sem a perspectiva de recebê-lo, os professores da rede municipal de Aquidabã farão nesta quinta-feira, 22, um ato em repúdio a postura da administração municipal, que além de não garantir o direito ao décimo terceiro salário se recusa a dialogar com os trabalhadores da educação. A concentração para o ato será a partir das 8h, na Praça do Memorial.
Em dezembro de 2014 completaram três anos que os professores de Aquidabã não recebem o 13º salário. Esta triste realidade é o resultado de uma política desrespeitosa e covarde, implementada pela gestão do prefeito, José Carlos dos Santos, na qual o direito dos trabalhadores é negado.
Além de não pagar o décimo terceiro salário, o prefeito está também, há três, anos sem pagar férias aos professores da rede municipal. Mais uma prova da falta de compromisso da gestão pública de Aquidabã com a educação. Outro passivo trabalhista acumulado pela prefeitura data de 2012, ano em que os professores não tiveram o piso salarial reajustado.
“Desde novembro do ano passado que o SINTESE envia ofícios à prefeitura solicitando audiência com o prefeito, sem obter respostas. Queríamos assegurar que os professores não ficassem mais um ano sem receber décimo terceiro salário e férias. No entanto, o prefeito ignora as tentativas de diálogo e negociação e passa por cima de direitos assegurados aos trabalhadores ”, conta o representante do SINTESE em Aquidabã, professor José Vanderley Silva