“Queremos refletir sobre a escola que temos e a que queremos construir”

518
Foto: Melqui Correa

Foto: Melqui Correa

No discurso de abertura da XI Conferência a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo fez um resgate dos acontecimentos dos últimos meses. “A décima primeira conferência acontece em um ano de efervescência em nosso país. Em junho o Brasil viu milhões de pessoas nas ruas. Atualmente os professores do Rio de Janeiro vivem um momento difícil na luta pelos seus direitos”.

A luta dos professores é para a garantia do cumprimento da lei do piso salarial profissional nacional, que vem trazer no seu bojo uma série de movimentações dos professores para garantir uma conquista efetivada por lei. Ela lembrou que diuturnamente os governos municipais e estadual vem descumprindo os pontos da lei que valorizam o professor.

E a valorização dos profissionais da educação é um dos pilares para a educação pública de qualidade. A luta do SINTESE é pela implementação dessa nova visão de Educação e com esse objetivo me mente e no trabalho coletivo dos professores foi elaborado o projeto “A Escola Democrática e Popular: A Educação que Queremos” que norteia a opção temática dessa conferência.

Que tem como objetivo conclamar a sociedade, gestores públicos, professores e estudantes para a reflexão sobre a escola que temos e a escola que queremos construir.