A nossa luta não para, nem as Pré-Conferências Estaduais de Educação, que estão acontecendo em todas regiões do estado, ao longo deste mês de agosto.
No último sábado, dia 24, foi a vez do Vale do Cotinguiba, receber a etapa preparatória da nossa XVIII Conferência Estadual de Educação, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, em Aracaju.
Professoras e professores das 13 cidades que compõem a subsede do SINTESE na região do Vale do Cotinguiba, lotaram espaço do Rio Branco Esporte Clube, em Capela, local onde aconteceu a atividade. As cidades são: Capela, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Pirambu, Riachuelo, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Siriri, que lotaram a pré-conferência da região.
A abertura foi marcada por uma linda apresentação do grupo ‘Batalhão a força que vem do Quilombo’, composto por estudantes da Escola Municipal Professoras Débora Cruz, localizada no Povoado Canta Galo, no município de Capela.
Logo após começou o debate sobre o tema central da nossa Conferência Estadual de Educação: ‘Por uma política de valorização do Piso Salarial na carreira em substituição à premiação por resultados’, conduziram os trabalhos o professor Cristhian Lindberg, da UFS e a professora Jaqueline Barbosa, da secretaria estadual de educação do Distrito Federal.
A diretora regional do SINTESE no Vale , professora Rita de Cássia, fala sobre o orgulho da subsede em organizar um espaço tão importante de formação para professores e professoras.
“Estamos orgulhosos com a nossa pré-conferência, com a participação efetiva de um número muito grande de professoras e professores das 13 cidades que compõem a nossa subsede regional, entregamos ao público aquilo que nos propomos a entregar: levar mais conhecimento sobre a nossa pauta, por meio de um debate rico e fundamental. Ficamos também felizes por dar a oportunidade para aqueles professores que, porventura, não poderão participar da XVIII Conferência de Educação, em Aracaju, ter acesso ao tema central da Conferência, ou seja, ninguém fica de fora e todos se renovam a partir do conhecimento trocado e compartilhado aqui”, coloca a dirigente do SINTESE.