Com o tema Central “Currículo que não escuta, não educa”, o SINTESE organiza oficinas em todas as regiões do Estado, ao longo dos meses de agosto e setembro, para que professoras e professores, das redes municipais e estadual, possam debater, coletivamente, sobre a padronização dos currículos escolares, diante da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do novo ensino médio, com o objetivo de refletir sobre uma outra educação possível, a partir de um currículo plural, que respeite a regionalidade, cada escola, as necessidades de seus estudantes e o fazer docente.
As oficinas servem como preparação para o grande encontro de currículo, que irá debater e se aprofundar ainda mais na temática central, marcado para 24 de outubro, em Aracaju.
As inscrições para as oficinas regionais de currículo podem ser feitas pelo site do SINTSE, no link: https://sintese.org.br/oficinasregionais2025
Podem participar da atividade professoras e professores filiados ao SINTESE. Se você ainda não é filiado, venha se filiar para participara. Acesse o link: https://sgs.sintese.org.br/sintese/form.jsp?sys=SIF&action=openform&formID=500000791&align=1&mode=-1&goto=-1&filter=&scrolling=yes
A primeira oficina acontece no próximo sábado, dia 2, na região Agreste, na cidade de Itabaiana, na Escola Municipal Maria Irene Tavares, das 8h às 13h.
Veja abaixo as demais datas e locais das oficinas, em cada região:
9 de agosto: Região do Sertão– Colégio Estadual Cícero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória, das 8h às 13h
15 de agosto: Região Baixo São Francisco I – Instituto Federal de Sergipe, em Propriá, das 8h às 13h.
16 de agosto: Região Vale do Cotinguiba – Clube Social Professora Rita de Cássia, em Japaratuba, das 8h às 13h.
22 de agosto: Região Centro Sul – Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto, das 8h às 13h.
23 de agosto: Região Baixo São Francisco II – Centro Educacional Municipal Tiradentes, em Neópolis, das 8h às 13h
30 de agosto: Região Sul – Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado, em Estância, das 8h às 13h.
13 de setembro: Região Metropolitana – em Aracaju, das 8h às 13h. Local a confirmar
Eixos temáticos
As oficinas de currículo estão divididas em 5 eixos, dentro de cada eixo temas específicos serão levantados para nortear os debates. A ideia é que as professoras e professores participantes possam se dividir entre os eixos, dentro daquilo que mais se identifica ou que sente a necessidade de se aprofundar naquele conhecimento. No ato da inscrição o participante deve escolher seu eixo temático. Conheça os eixos:
Eixo 1 – Política de formação permanente e continuada
Temas:
– Os desafios das redes de ensino estadual e municipais frente à parte diversificada do currículo do ensino fundamental e educação de jovens e adultos;
– A construção da resistência aos itinerários formativos do Ensino Médio;
– A análise crítica das competências e habilidades na BNCC e a organização da resistência;
– O processo permanente da construção e execução da resistência frente às imposições das políticas neoliberais de currículo;
– Política das relações étnico-raciais – indígenas, quilombolas e direitos humanos – na perspectiva da justiça social.
– Os limites e os problemas da BNCC frente aos desafios da realidade da educação inclusiva nas escolas públicas estaduais e municipais de Sergipe;
Eixo 2 – Políticas de Avaliação na Educação Pública
Temas:
– Os problemas críticos da padronização dos currículos escolares para adequar-se às avaliações externas e a organização da resistência;
– A concepção e a implantação da BNCC e suas consequências na avaliação do trabalho docente;
– Os sistemas de avaliação vinculados à execução da BNCC, às avaliações externas e de controle do trabalho docente na saúde mental dos Professores e das Professoras;
– As políticas de maquiagem da aprendizagem através das políticas públicas educacionais de aceleração.
– Os profissionais da educação e a intersetorialidade para a garantia do atendimento dos estudantes com deficiência.
Eixo 3 – Tecnologias na Educação
Temas:
– Os pacotes tecnológicos como ferramenta auxiliar das políticas neoliberais de currículo que objetivam o controle do trabalho docente;
– O Diário Eletrônico de Classe como um instrumental para o controle do trabalho docente, a execução uniformizada da BNCC e o poder público não garante os auxílios tecnológicos/internet;
Eixo 4 – Políticas da educação Infantil
Temas:
– As contradições e os fracassos das políticas neoliberais de alfabetização vinculadas ao treinamento e à premiação das avaliações externas;
– O currículo precarizado da educação infantil, a ausência das condições de trabalho, a descontinuidade da formação continuada e às barreiras da estrutura física inadequada dos prédios escolares;
Eixo 5 – Aposentado sim! Inativo Nunca
Tema:
– A organização e a resistência dos Professores e das Professoras Aposentados(as) frente ao currículo das políticas neoliberais que implementam às ações de desvalorização da categoria.












