CUT/SE promove reunião de preparação para o Ato do Dia Nacional de Mobilização

301

Nesta sexta-feira, 01 de julho, a Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) realiza uma reunião de preparação para o Ato Público do Dia Nacional de Mobilização, celebrado em 06 de julho. O encontro acontece às 17h, no auditório da Central, e contará com a participação dos sindicatos filiados à CUT/SE e de entidades do movimento social.

Honrando sua história de tradição, de luta, de organização e de mobilização em defesa da classe trabalhadora brasileira, a CUT Brasil estará realizando ações em conjunto por todo o país. Da mesma forma que em outros estados das regiões Norte e Nordeste, como Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Pernambuco e Alagoas, Sergipe também já está se preparando para o Dia Nacional de Mobilização da CUT.

Neste dia, os trabalhadores irão realizar grandes mobilizações para discutir com a população os três eixos principais definidos pela central: trabalho e sindicalismo (ganhos reais e cláususlas socias nas campanhas salariais do 2º semestre; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário; liberdade e autonomia sindical; fim do Imposto Sindical; combate às práticas antissindicais; fim do Fator Previdenciário; e combate à precarização e à terceirização); alimentação (reforma agrária; PEC do Trabalho Escravo; luta contra os agrotóxicos; e contra o modelo agrário atual) e educação (aprovação do Plano Nacional de Educação em 2011; valorização dos profissionais; e educação no campo).

À pauta nacional, a CUT/SE irá somar às reivindicações a luta pela valorização do salário mínimo, pela jornada do desenvolvimento e combate à implantação da Usina Nuclear em Sergipe. Além dessas, serão incorporadas questões específicas dos movimentos sociais envolvidos no processo de mobilização.

Aqui em Sergipe, o Ato do dia 06 de julho acontecerá a partir das 8h, no Calçadão da Rua João Pessoa, Centro de Aracaju. As estratégias da mobilização serão discutidas em reunião entre a CUT/SE, os sindicatos filiados e movimentos sociais, e posteriormente divulgadas para a sociedade e a imprensa sergipana.

Rumo ao 06 de julho, Dia Nacional de Mobilização da CUT

O Dia 6 de Julho será um marco histórico para reafirmar ao Brasil que a CUT deseja um outro modelo de desenvolvimento, que aprofunde a distribuição de renda e altere os rumos do atual modelo concentrador da política econômica.

A escolha do dia 6 de julho para realizar o Dia Nacional de Mobilização da CUT também tem um aspecto simbólico: a abertura das lutas do segundo semestre e das campanhas por aumentos reais de salário, contra as tentativas conservadoras de associar os salários ao risco de descontrole da inflação. Essas campanhas salariais vão representar a luta dos trabalhadores para avançar na luta por mudanças sociais no Brasil.

Em sua intervenção, o presidente nacional, Artur Henrique, ressaltou que apesar de representar uma vitória, a ampla aliança que elegeu a presidenta Dilma Rousseff aumenta a responsabilidade dos movimentos sociais.

O dirigente exemplificou com uma série de contradições presentes dentro do governo. “O mandato começou com o discurso para desqualificar a política de valorização do salário mínimo e seguiu como a defesa do corte de R$ 50 bilhões no orçamento para controlar a inflação por meio da redução do investimento. Nenhuma palavra sobre a mudança na política macroeconômica, sobre a redução de juros e, pior, sem debate, discussão ou articulação com os trabalhadores”, afirmou. Ele questionou também a visita da presidenta à China apenas em companhia de empresários, no momento em que o Brasil discute a desindustrialização por conta da invasão de importados e a questão do trabalho decente, e a criação de um grupo para discutir a eficiência do setor público sem qualquer representação de trabalhadores ou representantes da sociedade civil.

As ações em conjunto com as entidades do movimento social darão voz às reivindicações contra as desigualdades sociais, por um Brasil mais justo, soberano e solidário.

SERVIÇO
O quê:
CUT/SE promove reunião de preparação para o Ato do Dia Nacional de Mobilização
Quando: Sexta-feira, 01 de julho, às 17h
Onde: Auditório da CUT/SE, localizada na Rua Porto da Folha, nº 1039, Bairro Cirurgia